domingo, 15 de agosto de 2010

Dia de São Tarcísio no Vicariato Urbano



No último dia 14 de agosto, durante a celebração eucarística das 17h realizada na Paróquia de Santo André, em São Cristovão, foi comemorado o dia de São Tarcísio pelos coroinhas do Vicariato Urbano juntamente com a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora e o encerramento da Semana da Família.

A missa foi presidida pelo Vigário Episcopal Urbano, Padre José Laudares de Ávila, e concelebrada pelos Padres Julio Cesar e José Maria Loyola, respectivamente Pároco e Vigário Paroquial de Santo André. Estiveram presentes coroinhas das Paróquias São Januário, Nossa Senhora da Consolata e Sant´Ana, além daqueles da própria Santo André. Durante a celebração também foi realizada a investidura de 19 novos coroinhas, que irão trabalhar na Paróquia.



Padre José Laudares, que se mostrou muito feliz pela grande quantidade de crianças presentes, durante a homilia destacou a importância de Nossa Senhora na vida de Jesus. Ele frisou que Maria já estava escolhida a ser a Mãe de Jesus desde o início dos tempos e sua maior grandeza foi sempre estar disponível ao projeto de Deus e ao cumprimento de Sua vontade. Ele explicou que nesta Solenidade comemoramos o mistério de Maria ter sido elevada aos céus, em seu corpo glorioso e incorrupto, passando a estar com a Trindade Santa: Deus que a criou, o Filho que gerou e o Espírito Santo que a santificou.

Falando sobre São Tarcísio, que é padroeiro dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e dos Coroinhas, o Vigário Episcopal explicou que o pequeno coroinha de apenas 12 anos, durante a perseguição aos cristãos promovida pelo Imperador Valeriano, se ofereceu para levar a Eucaristia até os cristãos presos. Tarcísio afirmava ser forte e estava disposto a morrer do que entregar as hóstias consagradas aos pagãos.

- Por isso São Tarcísio é o padroeiro daqueles que estão mais próximos do serviço do altar, concluiu.




Após a Homilia, Padre Julio procedeu a investidura dos novos coroinhas de sua Paróquia. E durante a procissão das oferendas, representantes das diversas capelas apresentaram cartazes com temas referentes à Sagrada Família. No encerramento da missa, o Grupo de Teatro da Paróquia apresentou um Auto com a história e o martírio de São Tarcísio.



Filipe Soares, coroinha da Igreja Nossa Senhora da Consolata, de 14 anos e que serve há 4, acha que esta é uma oportunidade de servir a Deus e que pode sentir a presença de Deus no altar.

Já Tiago de Oliveira, de 20 anos e coroinha da Igreja de Santo André há 13, diz que apesar de ter entrado por amizade a outros coroinhas com o tempo começou a perceber a importância de servir no altar. Ele lembrou que durante um momento de adoração pode sentir Cristo na Eucaristia:

- Senti uma paz enorme no coração e a certeza de estar no caminho corrreto.

João Victor da Gama, coroinha da Igreja de Sant´Ana há 3 anos e atualmente com 11, acha importante por levar mais a sério a participação na missa, além de ser exemplo para as outras crianças.


























Nenhum comentário: