domingo, 22 de agosto de 2010

Honras de Marechal do Exército

Nice Affonso, do Portal da Arquidiocese
Fotos: Victor Gonzalez




O Capelão do Exército, Padre Lindenberg Freitas Muniz, acolheu a Imagem Peregrina de Nossa de Nazaré expressando que o Santuário Militar Bom Jesus da

Coluna, na Ilha do Bom Jesus, na Cidade Universitária, se orgulha por receber a Virgem Mãe de Deus, representada na imagem.

Em sua oração de acolhimento, o Sacerdote se dirigiu muito ternamente à Senhora de Nazaré e recordou que o Exército Brasileiro nasceu diante da Virgem Santa, recorrendo sempre ao socorro de Nossa Senhora, sob seus vários títulos, ao longo da história, para alcançar a vitória.

- Antes de tudo, sempre quisemos buscar os valores mais nobres, destacou.





Muito emocionado, Padre Lindemberg pediu que a Mãe de Deus cuide do Santuário Militar e que do exercício da missão do Exército Brasileiro possa ecoar uma mensagem de paz e fraternidade para o mundo. Com honras militares, a Imagem Peregrina da Virgem de Nazaré recebeu a faixa de Marechal pelas mãos do General de Brigada Roberto Severo Ramos.

- Nós te oferecemos as honras de Marechal do Exército e Comandante de todas as nossas almas, proclamou Padre Lindenberg.



- Oferecemos esta faixa como honra à Mãe que sempre esteve conosco, disse o Oficial do Exército.



Durante a paraliturgia, Dom Orani agradeceu pela acolhida e pela condecoração feita à Nossa Senhora de Nazaré, desejando que aquele momento possa reforçar laços importantes para a história do País. O Arcebispo fez memória dos combatentes feridos e mortos, ao longo dos anos, em defesa da Pátria, destacando Maria, sob seus vários títulos, como aquela que sempre compartilha da história do seu povo e que é sinal da presença de Deus entre os homens. De acordo com o ensinamento do Arcebispo, a presença mariana na história demonstra que ela sempre aponta para seu filho, Jesus, orientando a todos para que coloquem o que ele diz em prática.

- Nós acreditamos no Deus que nos criou e somos chamados a praticar o bem e a amar o próximo. (...) Que toda a tradição do Exército continue a ser de busca de Deus, desejou Dom Orani.




Ao final do momento de oração, a senhora Maria Cristina Bergo e crianças do Projeto Social Ballet Brasil ofereceram rosas à Nossa Senhora de Nazaré, assim como as esposas de oficiais recebem as flores, num gesto simbólico da missão que têm de serem suporte do trabalho do militar, cuidando da família, enquanto seus maridos cumprem as tarefas que lhes cabem.

Em entrevista exclusiva ao Portal da Arquidiocese, General Severo enfatizou o valor da espiritualidade para os militares.

- Receber a visita da Imagem Peregrina é muito importante para nós militares termos uma convicção religiosa. E aqui, na Ilha de Bom Jesus, está a história da nossa religiosidade, destacou.

Padre Lindenberg, após salientar a importância para os militares da visita da Imagem ao Santuário, expressou sua emoção como Sacerdote:

- É o filho que recebe a mãe: isso renova nossas forças interiores e a nossa esperança. Nós nos realizamos com esta visita peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, até mesmo porque todo sacerdote tem o sonho de estar, como Jesus esteve, sendo cuidado por Nossa Senhora, exatamente o que está acontecendo hoje aqui.

Ilda Lopes Valadão, de 56 anos, fez questão de estar presente ao momento de homenagem e oração, para demonstrar seu amor pela Mãe de Deus e para interceder pelo País.

- Eu amo Nossa Senhora. Estou muito feliz e peço a ela que coloque todo o Brasil em seu colo de mãe, porque nós precisamos dela.






Para Nelson Souza, de 68 anos, que após sofrer um acidente vascular cerebral (avc) se apegou muito à Virgem Maria, a visita de Nossa Senhora de Nazaré trouxe alegria e esperança:

- Foi muito forte este momento, muito emocionante diante de tudo o que eu vivi.


Mais fotos:








































Nenhum comentário: