quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Semana Nacional de Prevenção ao Alcoolismo

Texto e Fotos: Adriana Guedes, Pascom Santo André



No último dia 13 de fevereiro, um evento realizado na Paróquia Santo André, no Caju, marcou o início da Semana Nacional de Prevenção ao Alcoolismo. O encontro, que contou com a presença de cerca de 80 pessoas, teve início com o depoimento do casal José Maia e Neusa. Ele alcoolista, assim definido a pessoa que possui a doença, ao contrário do alcoólatra que é quem adora álcool, enquanto ela o ajudou na conscientização da doença, depois de anos convivendo com a doença de seu marido. Ao entender que precisava de tratamento, José buscou ajuda através dos Alcoólicos Anônimos (AA). Com a criação da Pastoral da Sobriedade, ele passou a participar dos encontros desta pastoral e hoje é um agente evangelizador.

Em seguida, o médico Dr. João Carlos abordou a parte técnica do alcoolismo, explicando como as drogas, lícitas ou não, agem no cérebro, o que causam no organismo, além de outras doenças decorrentes delas:

- Muitos não sabem, mas o álcool pode levar a loucura, explicou.

O Vigário Episcopal para Caridade Social, Padre Manoel Manangão, falou sobre a importância dos frutos da Pastoral da Sobriedade, assim como o Assessor Eclesiástico Frei Márcio, que explanou sobre as cinco frentes de atuação da Pastoral. O grupo de autoajuda da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do Alto da Boa Vista, também participou do evento.

Para encerrar, o grupo Jovens de Cristo realizou uma apresentação de teatro, onde fizeram coreografias sobre a tentação dos jovens em relação às drogas, ao sexo, e à prostituição.

Nenhum comentário: