Na manhã deste domingo, 27 de Março, Dom Pedro Cunha presidiu a celebração de posse do novo pároco da paróquia Santo Antonio dos Pobres. No início da Missa, o bispo animador do vicariato urbano saudou Padre Eduardo Henrique Braga, novo pároco, e Padre Sérgio Marcos Sá Ferreira que assume nova paróquia em Parada de Lucas.
A leitura da provisão de posse foi feita pelo Monsenhor Jorge Assis da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Grajaú, de onde Padre Eduardo estava celebrando como vigário paroquial.
As vestes sacerdotais foram trazidas pelo irmão Victor Henrique Braga (coordenador do Instituto Superior Canônico) e a sobrinha Maria Letícia.
Em sua homilia Dom Pedro Cunha disse estar muito feliz em cumprir sua primeira experiência em dar posse de pároco, e muito mais feliz por ser um amigo de seminário. Lembrou que o novo pároco vai festejar seus 15 anos de sacerdócio na nova paróquia e agora, acompanhado do padre que o assistiu nos primeiros momentos de sacerdócio, Padre Abdias Lopes da Silva, pároco emérito desta paróquia. Alertou que sua responsabilidade se tornou ainda maior, visto que o templo está interditado para obras, desde os abalos causados por uma obra vizinha que provocou grandes rachaduras no piso e paredes.
O bispo ressaltou ainda a importância do padre na Igreja:
- “São altares que não ficam desprovidos de dar a Palavra de Deus e doar o corpo de Cristo presente na Eucaristia, convertendo almas e sendo sinal de Santidade de Deus. Que suas palavras sejam santificadas...”
Após fazer sua profissão de fé e juramento de fidelidade e obediência, Padre Eduardo recebeu as chaves da Igreja, foi apresentado o lugar do confissionário, à pia batismal e ao sacrário. Sentou brevemente à Cátedra, símbolo do poder sacerdotal.
Na procissão do ofertório, foram apresentadas as primeiras crianças que serão batizadas pelo Padre Eduardo, como pároco da Igreja de Santo Antonio dos Pobres.
No final da Celebração, a coordenado da Catequese de Iniciação Cristã, representando todas as pastorais, agradeceu o trabalho do Padre Sérgio, principalmente diante da catequese, e ofereceu o apoio de toda a comunidade para com o novo pároco.
Por ser uma paróquia de irmandade, o Sr. José Queiroz, provedor da Irmandade do Santíssimo Sacramento, Santo Antonio e Nossa Senhora dos Prazeres fezm uma breve menção de agradecimento ao Padre Sérgio, oferecendo uma imagem de Santo Antonio para que o acompanhe nos seus trabalhos futuros. Deu Boas vindas ao novo pároco e fez um pedido: “Que todos rezem para que a Igreja seja reinaugurada para as festas do padroeiro Santo Antonio, em 13 de Junho”. Por ocasião dos festejos de Santo Antonio, anunciou a conclusão das reformas do órgão harmônico de tubos. Convidou antecipadamente Dom Pedro Cunha, junto do arcebispo Dom Orani João Tempesta, para esta grande festa.
Já na bênção final, Dom Pedro Cunha chamou ao altar, a Senhora Deolinda Henrique Braga, mãe do Padre Eduardo, que veio dar um abraço ao filho e novo pároco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário