quarta-feira, 2 de março de 2011

Rio celebra 446 anos

Texto: Renata Rodrigues, Jornal O Testemunho de Fé
Fotos: Gustavo de Oliveira

As comemorações pelo aniversário do Rio de Janeiro, iniciadas ontem no alto do Corcovado, tiveram sequência na manhã desta terça-feira, com uma festa popular promovida pela Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca), no Centro, com a bênção da cidade dada pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta.

Dom Orani foi homenageado com um troféu e, pelo segundo ano consecutivo, recebeu o título de “Arcebispo mais carioca do Rio”. O ex-jogador Zico também foi homenageado.

A imagem peregrina de São Sebastião foi conduzida em um carro do Corpo de Bombeiros da Catedral à Rua da Carioca. Além da bênção, Dom Orani fez um momento de oração pelas vítimas da tragédia, provocada pelas chuvas que atingiram a Região Serrana do Estado no início de janeiro.

— Estamos aqui, na Rua da Carioca, para comemorar o dia da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Um dia popular, em que o povo festeja e faz homenagens. Ao mesmo tempo, temos a oportunidade, com a presença da imagem de São Sebastião, de poder recordar ao povo carioca o seu Padroeiro, disse o Arcebispo ao falar ao vivo para a Rádio Catedral.

Para ele, a comemoração dos 446 anos da fundação faz com que o povo recorde suas raízes.

— Que cada um se comprometa em viver a sua fé e ajudar a cidade que já é maravilhosa pela sua natureza, pela sua história, a ser maravilhosa também pela fé e pela presença do povo que ajuda a transformá-la, para que seja cada vez mais justa, fraterna e solidária. Parabéns ao Rio de Janeiro e a todos os cariocas, desejou.


O prefeito Eduardo Paes, que participou do evento, disse que a cidade tem muito a comemorar:

— O Rio vive um momento especial, talvez esse seja um dos aniversários mais felizes da história da cidade, afirmou.

O bolo de 10 metros, confeccionado para os parabéns, foi cortado pelo Arcebispo, pela deputada estadual Myrian Rios, pelo presidente do Sindicato dos Lojistas do Rio, Aldo Gonçalves, pelo ex-jogador Zico e pelo presidente da Sarca, Roberto Cury.


Nenhum comentário: