
Foi realizada no último sábado, dia 2 de abril, com início às 9h no auditório da Paróquia de Sant´Ana, no Centro, uma assembleia com os párocos e coordenadores vicariais de pastorais e movimentos do Vicariato Urbano. O encontro teve como objetivo a apresentação de Dom Pedro Cunha Cruz como novo Bispo animador do Vicariato e iniciar um planejamento de pastoral para os próximos anos.
Padre José Laudares, Vigário Episcopal do Vicariato Urbano, abriu a assembleia dando as boas vindas a todos os párocos e representantes de pastorais presentes e apresentou Dom Pedro, que foi calorosamente recebido com uma salva de palmas. O Bispo passou, então, a presidir a assembléia e se mostrou muito feliz com a iniciativa do vigário episcopal em promover este encontro, onde ele pôde conhecer mais de perto as características e realidades próprias do vicariato, além dos assessores eclesiásticos e coordenadores vicariais das pastorais e movimentos. Dom Pedro, que já foi pároco de duas paróquias do Vicariato Urbano, Santa Teresa de Jesus e Santa Rita, demonstrou interesse em que este tipo de encontro seja realizado pelo menos duas vezes por ano.

Após a oração inicial e da leitura do Salmo 33, cada um dos presentes foi convidado a ter um momento de oração pessoal e de reflexão sobre a palavra lida e suas atividades pastorais. Em seguida, Padre José Laudares iniciou a apresentação de cada representante de pastoral presente.
A primeira pastoral apresentada foi a da Família. O Padre José Maria Loyola, vigário paroquial da Paróquia de Santo André, fez um breve relato das diversas faces da pastoral e ao final Dom Pedro solicitou aos párocos e vigários presentes que estimulasses a criação de movimentos ligados à essa pastoral. Em seguida, o Padre Divino, pároco do Santuário de Santa Edwiges, apresentou as atividades da pastoral do Dízimo, com destaque para a 1ª reunião de planejamento com os coordenadores paroquiais do vicariato que foi realizada no último dia 19 de março.
A catequista Tereza Cristina, coordenadora vicarial da Iniciação Cristã, divulgou os cursos de aprofundamento para catequistas, de todos os níveis, previstas para o ano de 2011. Dom Pedro, que também é o bispo animador da Arquidiocese para esta pastoral, destacou que o catecismo é a semente da formação cristã e que atualmente um dos maiores desafios da Igreja é o alto índice de ausências na Catequese de Perseverança e na Crisma:
- É necessário urgentemente que seja feita uma recatequese, frisou.
Ao falar sobre a Pastoral da Juventude, o Padre Zezinho, novo assessor eclesiástico do vicariato e vigário paroquial do Santuário de Santa Edwiges, informou que pretende, juntamente com os coordenadores paroquiais, estruturar uma agenda vicarial, onde aconteçam debates com documentos da CNBB e visitas às paróquias. Ao analisar a pastoral, o Bispo Animador refletiu sobre como fazer com que os jovens se sintam atraídos pela Igreja e o desafio de se fazer uma Jornada Mundial da Juventude no Brasil. Para Dom Pedro, os jovens se identificam com muitos movimentos leigos e é preciso fazer com que a Igreja seja um pólo forte de evangelização da juventude.
Também foram apresentadas as pastorais Vocacional, da Saúde, da Comunicação, da Caridade Social e dos Círculos Bíblicos. Na pastoral Vocacional, destaque para o Grupo Vocacional Urbano que iniciou as atividades em março e acontecem reuniões mensais, sempre no primeiro sábado de cada mês na Paróquia de Santo André. Sobre a pastoral da Saúde o ponto principal foi a dificuldade de engajamento de novos membros. O Assessor Eclesiástico do Vicariato da Pastoral da Saúde, Padre Paulo Celso, capelão da Capela São Francisco de Paula, localizada no Hospital Quinta D´Or destacou que dentro do território do Vicariato Urbano existem seis hospitais públicos, dentre eles o maior da América Latina o Hospital Souza Aguiar, e mais os particulares. Padre Paulo Celso também informou a forte presença de outras religiões nos hospitais e a necessidade da atuação dos católicos nas visitas aos enfermos.
Os movimentos católicos foram representados pela Renovação Carismática Católica, Escola de Evangelização Santo André, Legião de Maria, Apostolado da Oração, Congregado Mariano e Rosário Permanente. Por fim, mas não menos importantes, foram apresentados os ministérios da Consolação e Esperança e da Sagrada Comunhão.
Estiveram presentes ao encontro 19 padres das diversas paróquias do vicariato urbano, além de 2 diáconos permanentes.

Dom Pedro Cunha encerrou sua participação se dizendo muito satisfeito com a visão panorâmica que teve do Vicariato. Ele solicitou que os padres fiquem atentos na busca por jovens vocacionados, e para que esses jovens sejam encaminhados ao Grupo Vocacional, para em seguida serem encaminhados ao Seminário São José. O Bispo também destacou a falta de mão de obra pastoral, com a dificuldade de padres e leigos para atuar nas atividades da Pastoral da Saúde e do Ministério de Consolação e Esperança. Para Dom Pedro é sempre necessário destacar a dimensão missionária da Igreja, estando sempre em estágio permanente de evangelização e de missão.
- A Igreja deve ser atraente para as pessoas, com uma linguagem moderna, frisou.
Galeria de Fotos:






Nenhum comentário:
Postar um comentário