quarta-feira, 20 de abril de 2011

Bento XVI - 6 anos de pontificado e muito trabalho

Por Leanna Scal, do Portal da Arquidiocese do Rio

Após completar 84 anos de vida, o Papa Bento XVI comemora nesta terça-feira, 19 de abril, seis anos como líder espiritual da Igreja Católica e chefe do Estado da Cidade do Vaticano. Esta celebração ganha ainda um novo entusiasmo por acontecer poucos dias antes da beatificação de seu antecessor, o Papa João Paulo II.

Como no sábado, 16 — quando fez 84 anos — o Santo Padre, de acordo com informações de Roma, passará o dia trabalhando. Bento XVI entra no sexto ano de papado com uma agenda cheia: celebra a data junto com a Semana Santa e está escrevendo a terceira parte do livro "Jesus de Nazaré", dedicado à infância de Jesus e ao início da predicação, que deve ser publicado no Natal.

Depois da audiência pública na quarta-feira, o Papa deverá oficiar no Vaticano, na quinta-feira, a tradicional missa crismal, que marca o início do Tríduo Pascal, e na basílica de São João de Latrão, a Catedral de Roma, a última ceia.

Já na Sexta-feira Santa, o Papa preside, na Basílica de São Pedro, à Paixão de Cristo e realiza, no Coliseu de Roma, a tradicional Via Sacra. Neste dia, a televisão italiana RAI emitirá um programa gravado durante o qual Bento XVI responde a várias perguntas dos fiéis sobre Jesus de Nazaré.

No Sábado de Aleluia, Bento XVI celebrará, na Basílica de São Pedro, a Vigília Pascal, e, no domingo, presidirá, na Praça de São Pedro, à missa depois de pronunciar a tradicional Mensagem Pascal, durante a qual vai analisar a situação no mundo e dar a bênção "Urbi et Orbi".

Na tarde de domingo, o Papa parte para a residência de Castel Gandolfo, a sul de Roma, para descansar antes da apertada agenda, que começa a partir de 30 de abril, da beatificação de João Paulo II. Depois da beatificação, o Papa faz a primeira viagem deste ano, nos dias 7 e 8 de maio, às cidades italianas de L'Aquila e Veneza.

Desde o início do pontificado, Bento XVI fez 18 viagens apostólicas fora da Itália.

Preocupação com a secularização

264º Papa na história da Igreja, Bento XVI assumiu com a difícil missão de suceder o estimado João Paulo II. A preocupação com a secularização e a garantia da liberdade religiosa foram os principais temas abordados pelo Pontífice neste último ano.

O tema da liberdade religiosa foi destaque na mensagem que o Papa escreveu para o Dia Mundial da Paz 2011, afirmando que os cristãos são as principais vítimas de perseguição por causa da fé no mundo.

Nenhum comentário: