domingo, 24 de abril de 2011

Fiéis iluminados pela “Luz de Cristo”

No dia 23 de abril, Sábado Santo, foi realizada na Catedral de São Sebastião, a Vigília Pascal — ápice das celebrações da Semana Santa. A celebração foi presidida pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, concelebrada pelo Pároco da Catedral Monsenhor Aroldo Ribeiro e pelos padres formadores do Seminário São José.

Acompanhada por centenas de fiéis, a celebração teve início às 20h, do lado de fora da Catedral, onde foi abençoado o fogo que acendeu o Círio Pascal. As pessoas reunida com velas nas mãos, acesas no Círio Pascal, foram convidada a seguir a “Luz de Cristo”, apresentando sua fé. A procissão com o incensório e o Círio, seguiu para o interior da Catedral, que estava às escuras.

Este gesto simbólico representa a "Luz de Cristo" que se espalha por todos, vencendo, assim, a escuridão. Deu-se início então a Liturgia da Palavra, composta de sete leituras do Antigo Testamento, que são como um resumo de toda a História da Salvação. Cada leitura foi seguida por um salmo e uma oração relativa ao que foi lido.

A vida vence a morte
Após a leitura do Evangelho, Dom Orani proferiu a homilia. O Arcebispo iniciou explicando aos fiéis o sentido da celebração do Tríduo Pascal e a mensagem que a Vigília Pascal traz para todos os cristãos e para o mundo: Cristo Ressuscitou e a morte não tem mais a última palavra.

- A ressurreição é um novo dia que nos conduzirá para eternidade. Saiamos anunciando a todos a alegre e alvissareira notícia: Cristo Ressuscitou, verdadeiramente Ressuscitou – Aleluia! Este é o tempo da vida que renasce, e quando o Senhor costumeiramente nos faz vibrar com sua força e com todas as graças, disse o Arcebispo.

Dom Orani explicou que Cristo é a luz e a Igreja é chamada a ser essa luz na sociedade. Ele disse que é na Vigília Pascal que a Igreja celebra o recomeço, a recriação da humanidade e atualiza a experiência da ressurreição, que deve ser comunicada com alegria ao mundo.

- No meio de tantas coisas que acontecem o fato de Jesus estar ressuscitado é o que marca a história. Somos chamados a ir ao mundo, com o coração renovado, e anunciar a Salvação. Abramos os olhos, os corações, as mentes e os braços para acolhermos – e com muita alegria – a alegria do anúncio de Cristo Ressuscitado, e assim, todo o nosso ser vibrará com esse acontecimento que entra na história, e nós O anunciaremos aos irmãos e irmãs, afirmou.

O Arcebispo explicou que, todo ano, a Igreja é chamada a renovar com a Páscoa a sua esperança, a sua confiança, a sua alegria, tanto na liturgia, como na vida.

Renovação dos compromissos batismais
Terminada a Liturgia da Palavra, o Círio Pascal foi introduzido na água da pia batismal, que foi solenemente abençoada. Os fiéis, com as velas acesas, renovaram suas promessas batismais, a porta de abertura para todos os sacramentos.


*Portal da Arquidiocese do Rio

Nenhum comentário: