terça-feira, 16 de agosto de 2011

Especial JMJ: Amor ao Papa inspira peregrinação da juventude

Nice Affonso, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Padre Jefferson Gonçalves de Araújo e Nice Affonso


Jovens de todas as nações chegam a Madri para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que terá início na próxima terça-feira, 16 de agosto. Todos portam no coração a mesma fé e um desejo comum: estar com o Papa Bento XVI e em comunhão com a Igreja Católica.

- Encontrar com Pedro, na pessoa do Papa Bento XVI, é me encontrar com o próprio Cristo. E levar essa realidade a Porto Seguro, onde começou o Brasil, é mais importante ainda para a renovação da fé da nossa juventude. Não há como explicar a grandeza dessa experiência, partilhou Vanessa Barros, da Diocese de Eunápolis (BA).


- Nós queremos fazer parte de algo que é maior do que nós mesmas e estar mais perto de Cristo e do Papa, disse a representante do animado grupo de 50 meninas do Texas.

A percepção de que o encontro reaviva a fé no coração daqueles que são o futuro da Igreja é partilhada pelos sacerdotes que acompanham os grupos.

- É, com certeza, uma experiência enriquecedora estar em um encontro vivendo a universalidade da Igreja e a vivacidade da juventude, contou o Padre Edivaldo Damascena, da Diocese de Eunápolis (BA)

Dia de Kit do Peregrino

De acordo com a informação de voluntários, para esta segunda-feira, véspera da missa de abertura da JMJ, a expectativa era receber 20 mil pessoas no IFEMA, na Feria de Madrid, onde voluntários de vários países confirmam a inscrição dos jovens, que recebem uma mochila com material para a jornada – o Kit do Peregrino. Inscrições de última hora também estavam sendo aceitas.

Na mochila ganha por cada participante inscrito consta livro-guia com as principais informações sobre a JMJ, além de dados sobre a cidade de Madri e a Espanha. Há também um exemplar do youcat, um catecismo para jovens católicos, com o prólogo escrito pelo Papa Bento XVI; “O livro do peregrino”, com orações para o período da JMJ; um exemplar do Evangelho de São Mateus, em seis línguas (Espanhol, Inglês, Italiano, Francês, Alemão e Polonês), além de terço, crucifixo, boné e camiseta.

Os participantes recebem, ainda, um vale transporte que possibilita locomoção gratuita no período da Jornada e o crachá para os atos centrais da JMJ.

Festa Brasileira em Madri

A Comissão Oficial da Arquidiocese do Rio, que está em Madri desde o início do mês com o objetivo de acompanhar todo o processo de organização da JMJ, contou à equipe de comunicação que, durante um dos encontros com representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na última semana, soube de mais detalhes sobre a festa brasileira que estará acontecendo ao longo da JMJ e no encerramento do evento, no dia 21, quando vários artistas da nação verde e amarela se apresentarão.

- Cada diocese pode apresentar um pouco da sua expressão cultural e de fé. Muitas expressões estão sendo apresentadas durante toda a JMJ. E o Brasil vai trazer a sua expressão cultural com a sua música, que é uma das formas mais bonitas da oração. A alegria brasileira será traduzida em canto. Cantores de todo o País participarão do evento. E o Rio de Janeiro será representado por GodFirst, Olívia Ferreira, Padre Gleuson, Allysson Castro, Izaías e Márcio Pacheco, contou Padre Ramon Nascimento.

Durante a última semana, seguindo o roteiro proposto pelo Comite Organizador Local (COL), a Comissão também se deslocou para visitar e participar do momento que antecede a JMJ, chamado de “Dia da Diocese”, quando as dioceses vizinhas a Madri acolhem grupos provenientes de todas as partes do mundo, vivenciando oração, vigílias e missas. Para esse encontro foram organizados ainda momentos culturais, com o objetivo de favorecer o entrosamento entre os jovens. A Comissão visitou também as Dioceses de Segovia, Ávila e Toledo.

Nenhum comentário: