Colaboração: Victor Gonzalez
Fotos: Aldo Marques
A Arquidiocese do Rio de Janeiro realizou no último sábado, 17 de setembro, o E+Blog — o 1º Encontro de Blogueiros Católicos, no Edifício João Paulo II, na Glória. O encontro voltado para a blogosfera, primeiro ocorrido no mundo após o do Vaticano, reuniu cerca de 80 pessoas para a reflexão sobre como dar testemunho cristão em ambiente virtual. O Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, e o Vigário Episcopal para a Comunicação Social, Cônego Marcos William Bernardo, participaram do evento.
O coordenador arquidiocesano da Pastoral da Comunicação, Padre Márcio Queiroz, fez a abertura do encontro recordando aos presentes o valor da comunhão com Deus e com os irmãos.
A jornalista e assistente social Sílvia Helena Gonzaga refletiu sobre “Vida e Missão do Leigo no mundo de hoje”. Ela explicou que leigo “é todo aquele que não é membro do ministério sagrado, mas que é cristão batizado” e mostrou que, exatamente por causa do sacramento recebido, é importante que cada um tome a consciência de que não pode ser descomprometido.
O Beato João Paulo II foi apresentado como exemplo concreto de evangelizador que usou de todos os meios da expressão humana para o anúncio do Reino de Deus. A espiritualidade do comunicador, independente do tema explorado pelo blog, foi colocada em voga. Pois, de acordo com a abordagem de Sílvia, “passar valores humanos também é evangelizar”.
O tema “Liberdade, responsabilidade e clareza católica na comunicação” foi abordado pela jornalista Nice Affonso. A importância da coerência e unidade entre pensar, sentir e agir ganhou destaque como fator fundamental para uma autêntica comunicação.
— O blogueiro católico não pode acreditar numa coisa e se posicionar publicamente, pela rede, de uma forma diferente. Isso é uma incoerência. O cristão não deve fugir dos valores cristãos, porque é comunicador da verdade. Não de qualquer verdade, mas da verdade por excelência, da Boa Nova. Por isso é importante que cada um anuncie, em tudo o que faz, o próprio Cristo, que é caminho, verdade e vida, orientou.
Para a palestrante, é possível aos blogueiros testemunhar Cristo mesmo sem falar explicitamente de Cristo, porque os valores humanos e a propagação do bem já trazem em si o anúncio do Evangelho.
O Arcebispo do Rio esteve entre os blogueiros para deixar a sua mensagem e abençoá-los:
— Queremos utilizar os dons que temos para construir um mundo mais justo, mais fraterno. (...) Precisamos participar dessa nova cultura que a tecnologia vai fazendo nascer e ter responsabilidade. Nós não podemos nos omitir, exortou Dom Orani.
O Vigário Episcopal para a Comunicação Social lembrou a importância da missão de cada blogueiro:
A historiadora Martha Schwab Ferreira deu dicas para melhor trabalhar na blogosfera, indicando o caminho de sempre pensar o blog como serviço, utilizando a valorização da vida cotidiana para o conteúdo apresentado.
Encerrando a manhã, os veículos de comunicação oficiais da Arquidiocese foram apresentados, por meio dos testemunhos de alguns dos profissionais que neles atuam. A idéia foi apresentar o trabalho da imprensa da Arquidiocese como fonte confiável de informação e formação para os blogueiros católicos.
A jornalista Leanna Scal e Nestor Rangel, impossibilitados de comparecer pessoalmente, deixaram um vídeo gravado sobre suas experiências pessoais e também sobre a missão da Web TV Redentor, que busca ter matérias atrativas para atrair, inclusive, pessoas que não participam da Igreja.
— Apresentar Jesus via internet é uma experiência única, partilhou Nestor.
Na parte da tarde, houve um painel de discussão para o tema “Blogueiro Católico: desafios e testemunho”. O publicitário Aldo Marques foi o moderador da mesa, composta pelos blogueiros Alexandra Gurgel, Paulo Moraes e Flor Marta. A discussão abordou a atuação dos jovens na blogosfera, apontou a necessidade de os sacerdotes estarem mais presentes nas mídias sociais realizando um bom trabalho de evangelização e questionou a importância de os blogueiros serem defensores da Igreja, diante dos muitos ataques que ela sofre por parte da grande imprensa.
— Na internet nós somos o que nós escrevemos. O importante é o seu posicionamento, concluiu Paulo Moraes.
Após o painel, houve um momento de partilha em grupos, onde os participantes puderam discutir os temas abordados ao longo do dia e também sugerir ações para os próximos encontros de blogueiros. Oficinas de formação e maior inserção de blogueiros não envolvidos com a Igreja foram metas apontadas pelos participantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário