segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Círio de Nazaré na Feira de São Cristóvão

Raphael Freire, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Victor Gonzalez



  No início da tarde de domingo, 4 de setembro, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré deixou a Paróquia São Pedro Apóstolo, no Encantado, e partiu em direção ao Centro de Tradições Nordestinas, popularmente conhecido como “Feira de São Cristóvão” ou “Feira dos Paraíbas”, em São Cristóvão.

Na chegada, uma multidão de fiéis já aguardava a Imagem vinda de Belém para dar início ao Mini-Círio, organizado pelos administradores da Feira. Por volta das 12h30min, o palco de shows com grandes nomes do forró e o lugar onde famílias e amigos se encontram para um momento de confraternização e animação já estava preparado para receber a Santa e se tornou um grande espaço de devoção a Nossa Senhora, levando diversas pessoas a deixarem de lado o que estavam fazendo para acompanhar e segurar na corda do Círio.

O Gestor Público do Centro de Tradições Nordestinas, Marcos Lucena, representando o Prefeito Eduardo Paes, e o Secretário de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Melo, acolheram não só a Imagem mas também o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, e toda a equipe vinda de Belém do Pará.

Também na ocasião, um ponto de fé foi inaugurado e, segundo Marcos, uma Capela será construída dentro do pavilhão para que o público da Feira possa continuar demonstrando a sua fé em Jesus Cristo e a devoção em Nossa Senhora.


— Muito obrigado a todos vocês que estão aqui, com Deus no coração, para saudar nossa querida Nossa Senhora de Nazaré. Hoje, nós estamos inaugurando um ponto de fé onde ficará permanentemente a Réplica da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que foi enviada da Basílica Santuário de Nazaré, em Belém do Pará, para nós. Em breve construiremos aqui, dentro da Feira, uma Capela para vocês frequentadores, disse Marcos.

Já para o Presidente da Associação dos Feirantes, Antônio Lismar, receber na Feira de São Cristóvão mais uma vez a Imagem da Rainha da Amazônia é um sinal de unidade entre a Igreja Católica e o povo nordestino. O presidente dos feirantes garantiu ainda que no próximo ano a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, juntamente com o Arcebispo, Dom Orani, voltarão ao Centro de Tradições para novamente dar as suas benções.

— É mais um dia de fé e nós, nordestinos, sempre conseguimos viver dessa maneira, pois o nordeste sempre foi muito religioso. Nós temos o hábito de todos os domingos participar da Missa e é muito importante, no Rio de Janeiro, numa cidade como essa, nós estarmos aqui reunidos com a Igreja Católica. (...) Esse momento é muito importante para mostrar que nós temos a união ainda viva, e o que nós precisamos para viver é ser unidos, mas para ter união nós dependemos da nossa religião, sem a religião não há união. Então é muito importante para nós feirantes que a Imagem Peregrina, tão milagrosa, passe pelo nosso caminho. No ano que vem, como já é de costume, a nossa Santa e o nosso Arcebispo estarão passando pela Feira novamente, afirmou Antônio.

Acolhendo toda a presidência, funcionários e feirantes da Feira de São Cristóvão, além dos fiéis que estavam na Feira, Dom Orani falou sobre a importância dos pais ensinarem aos seus filhos o valor da fé. O Arcebispo disse ainda sobre o belíssimo testemunho que todos estavam dando, referindo-se às imagens de Padre Cícero e Frei Damião, que estavam no palco.

— É com muita alegria que acolho vocês, irmãos e irmãs que estão aqui, dando essa belíssima demonstração de fé, nesse clima de oração. O que foi dito na pregação de Padre Cícero e Frei Damião é que um homem religioso é alguém que traz em seu coração essa vida em Deus. (...) Esse é o momento de todos nós, cristãos e católicos, reforçamos cada vez mais nossa vida de fé em Cristo, passando o valor da fé para nossos filhos e para os nossos netos, assim como faz Nossa Senhora de Nazaré, que apresenta Jesus para nós. Essa também é a missão de todo pai, de toda mãe, toda pessoa que tem fé, disse Dom Orani.

Após a benção, a corda do Círio foi cortada e os fiéis tiveram a oportunidade de levar um pedaço, como sinal de fé nos pedidos e agradecimento das graças alcançadas. Logo após o momento celebrativo no Centro de Tradições Nordestinas, o cortejo com a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré seguiu em direção à Copacabana, onde foi organizado um Mini-Círio, que contou também com a presença dos jovens, na intenção da JMJ 2013.

















Nenhum comentário: