Fotos: Victor Gonzalez
No início da tarde de domingo, 4 de setembro, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré deixou a Paróquia São Pedro Apóstolo, no Encantado, e partiu em direção ao Centro de Tradições Nordestinas, popularmente conhecido como “Feira de São Cristóvão” ou “Feira dos Paraíbas”, em São Cristóvão.
Na chegada, uma multidão de fiéis já aguardava a Imagem vinda de Belém para dar início ao Mini-Círio, organizado pelos administradores da Feira. Por volta das 12h30min, o palco de shows com grandes nomes do forró e o lugar onde famílias e amigos se encontram para um momento de confraternização e animação já estava preparado para receber a Santa e se tornou um grande espaço de devoção a Nossa Senhora, levando diversas pessoas a deixarem de lado o que estavam fazendo para acompanhar e segurar na corda do Círio.
O Gestor Público do Centro de Tradições Nordestinas, Marcos Lucena, representando o Prefeito Eduardo Paes, e o Secretário de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Melo, acolheram não só a Imagem mas também o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, e toda a equipe vinda de Belém do Pará.
Também na ocasião, um ponto de fé foi inaugurado e, segundo Marcos, uma Capela será construída dentro do pavilhão para que o público da Feira possa continuar demonstrando a sua fé em Jesus Cristo e a devoção em Nossa Senhora.
Já para o Presidente da Associação dos Feirantes, Antônio Lismar, receber na Feira de São Cristóvão mais uma vez a Imagem da Rainha da Amazônia é um sinal de unidade entre a Igreja Católica e o povo nordestino. O presidente dos feirantes garantiu ainda que no próximo ano a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, juntamente com o Arcebispo, Dom Orani, voltarão ao Centro de Tradições para novamente dar as suas benções.
Acolhendo toda a presidência, funcionários e feirantes da Feira de São Cristóvão, além dos fiéis que estavam na Feira, Dom Orani falou sobre a importância dos pais ensinarem aos seus filhos o valor da fé. O Arcebispo disse ainda sobre o belíssimo testemunho que todos estavam dando, referindo-se às imagens de Padre Cícero e Frei Damião, que estavam no palco.
Após a benção, a corda do Círio foi cortada e os fiéis tiveram a oportunidade de levar um pedaço, como sinal de fé nos pedidos e agradecimento das graças alcançadas. Logo após o momento celebrativo no Centro de Tradições Nordestinas, o cortejo com a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré seguiu em direção à Copacabana, onde foi organizado um Mini-Círio, que contou também com a presença dos jovens, na intenção da JMJ 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário