terça-feira, 22 de novembro de 2011

CURSO PREPARATÓRIO PARA O MATRIMONIO

Por Nice Afonso - Portal da Arquidiocese
Fotos: Victor Gonzalez e Marcos Arzamendia

Durante todo o domingo, 20 de novembro, sete casais fizeram o Curso de Noivos, promovido pela Pastoral Familiar do Vicariato Urbano, na Igreja de Sant´Ana. O encontro, ministrado por membros da Aliança de Casais, visou à preparação para uma boa vida conjugal por meio de palestras e testemunhos sobre matrimônio.

Já na abertura do Curso, o casal coordenador da Pastoral da Família no Vicariato Urbano, Luís e Glória, deram dicas importantes para a boa convivência entre os cônjuges. Buscar a oração diária juntos, fazer pelo menos uma refeição por dia na companhia do outro e não descuidar do carinho mútuo e da prática de olhar nos olhos e partilhar tudo o que acontece foram tópicos destacados.

“Harmonia Conjugal” foi o tema da primeira palestra do dia, sob a condução do casal João e Celina. O momento lembrou aos candidatos ao matrimônio que o tempo de namoro e noivado é próprio para o conhecimento entre o homem e a mulher, para que não haja enganos, e que “casamento é vocação” . Pois, conforme o explanado, é necessário não só conhecer o que é bom e agradável, mas também os defeitos e limites.

— Para viver a harmonia conjugal os dois precisam viver em acordo, sempre respeitando os limites um do outro. (...) Casamento é vida de doação um para o outro, enfatizou João.

“Ser confidentes, não mentir nem omitir, não dormir sem pedir perdão, ter paciência, respeito, saber ouvir, demonstrar amor e deixar Deus participar da vida do casal” foram dicas deixadas para a boa convivência.

Durante a palestra “Paternidade Responsável”, ministrada pelo casal Walter e Ivonete, os noivos foram lembrados de que as diferenças entre homens e mulheres são mais do que apenas biológicas.

— É verdade que o homem é razão e a mulher coração. Mas as diferenças existem para unir os casais, destacou Walter.

O casal sugeriu ações que propiciem o planejamento familiar, orientando sobre métodos naturais e por uma postura contra o aborto, alertando para a importância da escolha para o tempo da concepção, conforme a estrutura construída pelos cônjuges.

— A fecundidade nasce do desejo mútuo do coração. A maior felicidade que o casal pode ter é o amor dos filhos, ensinou Walter.

O momento também apontou a importância da responsabilidade de cada um para fazer da sua casa um lar ajustado, onde haja respeito, confiança, diálogo e boa educação para os filhos.

Após o almoço, que foi tempo para a partilha entre os casais, a programação continuou com as palestras “Administração do lar no mundo de hoje”, pelo casal Ivan e Dailce, “Aspectos biológicos do homem e da mulher” – com abordagem sobre a sexualidade no casamento e sobre o Método Billings, pelo Diácono Sérgio Catão, e “Sacramento do Matrimônio e aspecto jurídico”, pelo Padre José Maria Loiola - vigário paroquial da Paróquia de Santo André. Houve ainda uma simulação da cerimônia de casamento, feita pelo Vigário Episcopal Urbano e Pároco de Sant'Ana, Padre José Laudares.

O encontro foi finalizado com a entrega dos certificados de participação aos noivos Fernando e Andrea, Fernando e Cristiane, Leandro e Ana Paula, Rosimar e Antonia, Wagner e Adriana, Humberto e Andrea, Cassio e Roseli, e ao noivo Adalberto.




















Nenhum comentário: