segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Cacique de Ramos homenageia São Sebastião

Texto: Nice Affonso, do Portal da Arquidiocese do Rio
Colaboração: Raquel Araujo
Fotos: Guilherme Silva

Muitos aplausos e samba de boa qualidade recepcionaram a imagem peregrina de São Sebastião na quadra do Cacique de Ramos, neste domingo, 15 de janeiro - nono dia da Trezena em honra ao Padroeiro da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

- Deus nos agraciou com o Arcebispo vir nos abençoar pela segunda vez, para que tenhamos um carnaval digno, de respeito, disse o presidente do Grêmio Recreativo Cacique de Ramos, Bira.


Feliz pela bela acolhida do mundo do samba, que também tem São Sebastião por Padroeiro, o Arcebispo destacou a importância de valorizar a cultura, unindo-a à fé:


- Que possamos fazer da nossa cultura uma cultura que transmita a paz, a fraternidade, pediu Dom Orani.


Para o Padre Jayme Henrique, que presta assistência espiritual no local, celebrando missas, a ida da imagem do Padroeiro à quadra mostra a própria missionariedade da Igreja Católica.


- Trazer a imagem de São Sebastião aqui é importante pelo olhar público, porque a Igreja, de fato, tem que estar presente em todos os lugares, e, neste caso, comunicando o Padroeiro como uma forma de expressão dos cariocas. Isso também ajuda a promover um carnaval mais consciente, religioso, onde não há mais dicotomia. O Cacique de Ramos é uma família, e não poderia faltar nesta família o seu Padroeiro, São Sebastião, já que, há 50 anos, quando o Cacique de Ramos foi fundado, foi com o título de São Sebastião, disse o Sacerdote.

Em 2011 a quadra do Grêmio Recreativo já havia recebido a Imagem Peregrina de São Sebastião e, neste ano, o Cacique retribuiu a visita com uma homenagem ao Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, oferecendo a ele a Comenda Grêmio Recreativo Cacique de Ramos.


- Esta Comenda é o nosso mais sincero reconhecimento por tudo o que o senhor tem feito de bom por esta casa e por tudo o que o senhor representa para a gente, expressou o presidente Bira.


Feijoada, já característica no bloco carnavalesco, foi a refeição oferecida ao Arcebispo e à comitiva que segue pelo Rio de Janeiro em cortejo ao Santo Mártir. O Grupo Voz Ativa embalou o público com o samba de raiz, durante o almoço.

Seguindo com o cortejo ao Jovem Discípulo de Jesus Cristo, a Imagem Peregrina foi para a Paróquia São Sebastião, em Parada de Lucas.

Nenhum comentário: