segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

SÃO SEBASTIÃO VISITA SANTA RITA

Por: Nice Afonso - Portal da Arquidiocese

A pequena Paróquia de Santa Rita, no centro da cidade, ficou repleta de fiéis para receber a visita da imagem peregrina de São Sebastião, neste domingo, 15 de janeiro – 9° dia da Trezena em honra ao Padroeiro da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Fogos saudaram a chegada do Jovem Discípulo de Jesus Cristo à comunidade.

A missa das 10h - presidida pelo Arcebispo Dom Orani João Tempesta e concelebrada pelo Bispo Auxiliar Dom Pedro Cunha Cruz, pelos Vigários Episcopais do Urbano, Padre José Laudares, e do Norte, Monsenhor Gustavo Auler, e pelos Padres Edivaldo e Wagner Toledo, Pároco de Santa Rita –

registrou um momento histórico: benção do novo altar e ambão, na festa dos 261 anos de existência da Paróquia, cuidada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento.

Durante a homilia, Dom Orani, ao citar o exemplo de vida de São Sebastião e inspirado pela liturgia de hoje, lembrou a busca do homem por Deus:

- Dentro do coração de cada um de nós há o desejo do infinito, da felicidade, e, por isso, há essa busca por Deus, explicou.

Para o Arcebispo é importante que cada pessoa esteja atenta e disponível para responder ao chamado do Senhor:

- Por onde o Senhor passa, ele chama. Nós também fomos chamados e há sempre o momento do passo mais importante, quando respondemos com consciência ao chamado. (...) Fomos criados para Deus; viemos de Deus e para ele voltaremos, recordou.

Dom Orani também explicou que o encontro com Deus é o que faz cada pessoa ser discípula de Jesus e viver a sua missionariedade, levando à frente a fé.

- A missionariedade da Igreja depende da tua experiência com Cristo, porque isso é o que te impele ao anúncio. (...) Precisamos de pessoas que tenham encontrado com Cristo e tenham tido a sua vida transformada, renovada por ele, para partilhar essa riqueza com os irmãos, destacou o Arcebispo.

Ao término da Missa, Dom Pedro Cunha, que já foi Pároco de Santa Rita, falou aos presentes sobre a importância histórica dessa Celebração Eucarística, na qual houve a benção do novo altar e ambão. De acordo com ele, os sinais sacramentais que revelam o sagrado ajudam a santificar o homem. Em seguida, a Banda da Guarda Municipal homenageou à imagem peregrina de São Sebastião com sua apresentação.

O cortejo à Imagem de São Sebastião seguiu em direção à Capela São Sebastião, no Cachambi.

* Fotos: Guilherme Silva

Nenhum comentário: