segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Padre Afonso: exemplo de fé em Deus

Padre Afonso Henriques Salgado Chrispim nasceu no Rio de Janeiro no dia 19/04/1955. Foi ordenado Sacerdote no dia 29 de agosto de 1987 por Dom Eugenio Sales. Sua primeira Paróquia como Padre foi a Paróquia Cristo Operário, em Vila Kennedy. Dom Eugenio convidou Padre Afonso para ir para uma Paróquia na Zona Sul, de onde ele veio, mas ele preferiu trabalhar nas Paróquias de Comunidades carentes.

Sua segunda Paróquia foi em Realengo, e de lá foi enviado para Roma para fazer mestrado e doutorado em Teologia. Em Roma, buscou uma Paróquia nos arredores para ajudar, onde só havia um padre idoso. Lá ajudou num grupo de escoteiros junto aos "lobinhos". Também se tornou mestre, defendeu sua tese de mestrado em Teologia Moral, obtendo o título, mas preferiu voltar para o Brasil antes de concluir o doutorado para a Missão de evangelização, a qual se sentia chamado a ganhar almas para Deus, achando que o doutorado lhe traria só mais um título.

De volta ao Brasil, em 1997, foi designado como Pároco da Paróquia de Santo André, em São Cristóvão, na qual permaneceu durante 11 anos e meio. Seu trabalho na Santo André foi de grande riqueza espiritual para toda a comunidade, onde se tem testemunhos de vidas restauradas através de suas homilias, seu testemunho de vida, sua doação.
Padre Afonso levantou várias comunidades, criou e restaurou várias capelas, não só os templos, mas também o coração de cada paroquiano. Além de fazer um grande trabalho na Paróquia Santo André, Padre Afonso também dava aula nos seminários da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e da Arquidiocese de Niterói, além da Escola Diaconal. Padre Afonso também dava assistência à Comunidade Emaús e à Comunidade Coração Novo. Ele também tinha um programa semanal na Rádio Catedral chamado: "Em defesa da vida e da família", que edificava, com suas palavras, muitas famílias.

Durante sua trajetória de vida missionária, sempre teve disponibilidade para atender a qualquer pessoa que lhe procurava. Também celebrava em alguns conventos.

Em agosto de 2008 foi designado como Pároco da Paróquia São Rafael Arcanjo, em Vista Alegre, sendo empossado Pároco no dia 07/09/2008, onde também fez um lindo trabalho, sempre na obediência e no amor.

Mesmo em sua doença, permaneceu fiel a Deus até o fim. Suas últimas palavras na Paróquia São Rafael Arcanjo foram: "Cumpri minha missão". No dia seguinte, foi levado ao Hospital Balbino, em Olaria, onde permaneceu 77 dias no Centro de Terapia Intensiva. Mesmo no leito do hospital, trasmitiu o amor de Deus.

Padre Afonso partiu para a casa do Pai no dia 25 de fevereiro de 2012. Foi velado na Paróquia de São Rafael Arcanjo e enterrado no Cemitério dos Padres, no Caju. Como disse São Paulo, Padre Afonso combateu o bom combate, completou a sua carreira e guardou a fé. Agora ele recebe a coroa da justiça junto ao Pai.

Sua primeira Missa de 7º dia será na Paróquia de Santo André, no dia 1º de março, às 18h 30min. Na Paróquia de São Rafael Arcanjo, será no dia 2 de março de 2012, às 19 horas. 

 * Colaboração: Antonia Aurinete Moreira

Um comentário:

jbjr disse...

É com uma tristeza enorme em meu coração, que recebo esta noticia. Pe Afonso foi um pai para mim, e meu melhor amigos por anos....