Raquel Araujo, do Portal da Arquidiocese do Rio
A Jornada Mundial da Juventude é realizada em intervalos de dois ou três anos e é um momento de levar os jovens a uma profunda experiência com Deus, na presença do Santo Padre. Todos os anos essa jornada acontece em um nível diocesano, celebrada no Domingo de Ramos. Assim é a Jornada Diocesana da Juventude: um momento de estimulo da fé dos jovens em Jesus Cristo. A Arquidiocese do Rio de Janeiro irá celebrar a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) no dia 31 de março, em Ipanema. O tema será “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fl 4,4)
A concentração está marcada para às 14h, na Praça Nossa Senhora da Paz, com a presença do grupo Sambadorando. Com foco na Campanha da Fraternidade de 2012, que abordará a saúde pública, durante a concentração também haverá uma iniciativa da Ação de Amor do Cristo Redentor. Os jovens poderão participar de uma feira da saúde, totalmente voltada para eles.
A partir das 16h, o Bispo Referencial da Juventude do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Nelson Francelino, presidirá uma Missa com a benção dos ramos e iniciará a procissão que percorrerá a orla de Ipanema em direção ao Arpoador. Segundo o coordenador de eventos de massa da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Padre Omar Raposo, a Missa começará na Praça Nossa Senhora da Paz e terá continuidade até o final do evento, na Praça Garota de Ipanema
— Teremos o ato litúrgico contínuo, começando com a benção dos ramos dentro da Praça, saindo pela Rua Maria Quitéria, em direção à Vieira Solto. Ali teremos um trio elétrico com a banda God First, que fará a animação da procissão até o Parque Garota de Ipanema, onde daremos continuidade à Missa. Então, na verdade, a procissão é uma parte da Missa, explicou.
Após a Missa haverá ainda um show com a Banda Ministério de Amor e Adoração, da Comunidade Canção Nova, e com a cantora Eliana Ribeiro. Padre Omar ressaltou que a Jornada Diocesana da Juventude terá ligação com um encontro com o Papa Bento XVI no domingo de Ramos, onde o Pontífice será presenteado com uma réplica do Cristo Redentor.
— Tradicionalmente, nesse domingo de Ramos, a cruz, símbolo da Jornada Mundial da Juventude, era entregue ao país-sede, mas esse ano não vai ser assim. A cruz veio antes, até mesmo em consideração ao tamanho do Brasil. Então nós é que entregaremos o Cristo Redentor ao Papa, simbolizando que a cruz já esta percorrendo o nosso pais, afirmou.
Ação de Amor do Cristo Redentor
Realizado pelo Santuário do Cristo Redentor com o objetivo de promover mutirões sociais, a Ação de Amor do Cristo Redentor também estará presente na Jornada Diocesana da Juventude e oferecerá aos jovens serviços voltados aos cuidados com a saúde, mostrando a preocupação com a Campanha da Fraternidade 2012, que abordará o tema “Fraternidade e Saúde Pública.”.
Os serviços ficarão disponíveis na Praça Nossa Senhora da Paz, das 14h às 16h, e incluirão atividades físicas, esclarecimentos sobre nutrição, hábitos alimentares etc. Serão aproximadamente dez barracas, sendo duas voltadas para a própria Jornada Mundial da Juventude, que tratarão de hospedagem e voluntariado.
A assistente social Silvia Gonzaga explicou que o objetivo é fazer com que os jovens não participem da ação apenas como quem usufrui dos serviços, mas também de uma forma mais ativa:
— Primeiro, nós vamos levar aos jovens um serviço social, no caso, focado para a saúde, já que estamos em plena Campanha da Fraternidade. E a outra questão é a do jovem trabalhando para o próprio jovem. Estamos nos empenhando em ter voluntários jovens nessa ação, acolhendo ao jovem que chega. Esse é um exercício ativo para a Jornada Mundial da Juventude.
Nenhum comentário:
Postar um comentário