sexta-feira, 2 de março de 2012

Rio de Janeiro: 447 anos

Texto: Raquel Araujo, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Gustavo de Oliveira

Quem passou pelo Largo da Carioca na última quinta-feira, 1º de março, pôde participar da comemoração pelos 447 anos do Rio de Janeiro. Organizada pela Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (SARCA), com apoio da Arquidiocese do Rio de Janeiro, a festa contou com atrações musicais e com a presença da imagem de São Sebastião, santo padroeiro da cidade.

O Arcebispo Dom Orani João Tempesta, foi homenageado e recebeu, pela terceira vez, o titulo de “Arcebispo Mais Carioca do Rio de Janeiro”. Ele abençoou a cidade e pediu para que cada um dos presentes propagem a fraternidade.

— Queremos pedir que, através da imagem peregrina de São Sebastião, todo carioca e todos os que aqui residem possam ser construtores de fraternidade, e que essa confraternização do dia de hoje possa comemorar sempre a alegria e a paz no meio de nós, desejou.
A festa de aniversário da Cidade Maravilhosa contou com mais de 40 bolos decorados, que juntos somavam 44 metros e 70 centímetros. O primeiro pedaço foi cortado pelo prefeito Eduardo Paes que ressaltou a alegria de estar presente em mais um aniversário do Rio.

— Estou muito feliz de estar aqui, comemorando os 447 anos da cidade mais maravilhosa do mundo, disse.

Há mais de trinta anos no Rio de Janeiro, Elsa da Silva se considera uma “carioca da Paraíba”. Ela trabalha na Rua da Carioca e parou para participar dos festejos de aniversário da cidade.

— Eu amo o Rio de Janeiro. Para mim, o dia do aniversário da cidade é um momento de agradecer por todos esses anos que estou aqui, contou.

A festa de aniversário do Rio de Janeiro começou pela manhã, no Cristo Redentor com uma missa presidida pelo presidente do Pontifício Conselho para Leigos (PCL), Cardeal Stanislaw Rylko. No dia 29, também no Santuário, a atriz Fernanda Montenegro recebeu o titulo de “A mais carioca do Rio”.

Nenhum comentário: