quarta-feira, 6 de junho de 2012

Consagrados em adoração: HORA SANTA dos Religiosos e dos Institutos de Vida Consagrada.

Texto: Raquel Araujo, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Marcos Arzamendia


No sexto dia da 86ª Semana Eucarística, realizada no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, na Igreja de Sant’ana, o Vigário Episcopal para a Vida Consagrada, Dom Roberto Lopes, presidiu a Hora Santa dedicada aos Consagrados. O Vigário Episcopal Urbano, Padre José Laudares também participou desse momento de oração que contou com a presença de religiosos, religiosas e membros das novas comunidades.

Durante a Homilia, Dom Roberto destacou a importância de adorar Jesus Sacramentado e refletir sobre o chamado de Deus na vida de cada um. O Vigário Episcopal também afirmou que a vida comunitária requer alegria, disponibilidade e, sobretudo, silêncio.

- Jesus chamou os discípulos e continua nos chamando (...). É com o mesmo olhar que Jesus chamou os seus discípulos, que ele continua nos chamando: homens e mulheres, para a vida consagrada. Podemos estar na praia, no campo, na montanha, nos trópicos, mas o Senhor está sempre chamando pessoas em todos os continentes para servi-lo. A vida comunitária é esse ‘estar com’ e exige entusiasmo e alegria, disponibilidade e silêncio, disse.  



Dom Roberto refletiu sobre a urgência de voltar às origens e buscar compreender melhor os ensinamentos de Deus. Ele ressaltou que a evangelização vai além das palavras.

- Com o corre-corre da vida, às vezes não damos a devida importância ao nosso dever enquanto cristãos. (...) Como vamos evangelizar, se muitas vezes não temos tempo para essa intimidade com Deus? A evangelização é muito mais que palavras, é silêncio. Jesus entrava no meio do povo, mas buscava o silêncio. Consagrado é o homem e a mulher que têm nostalgia de Deus. E se isso nos falta, temos que nos questionar, ponderou.

Programada para acontecer entre os dias 31 de maio e 6 de junho, a Semana Eucarística, conforme escala, conta com a participação de todos os segmentos da Arquidiocese: Escolas católicas, pastorais, movimentos eclesiais, dimensão familiar, catequese, juventude, vida consagrada, entre outras, em preparação ao dia de Corpus Christi, que esse ano será celebrado na próxima quinta-feira, 7 de junho.





Galeria de Fotos:


















Nenhum comentário: