sexta-feira, 15 de junho de 2012

Sagrado Coração de Jesus: Amor incondicional

Raquel Araujo, do Portal da Arquidiocese do Rio
Foto: Victor Gonzalez

Comemorado sempre na segunda sexta-feira após a Solenidade de Corpus Christi, a Festa do Sagrado Coração de Jesus é um momento importante, que marca o mês de junho e dá especial atenção ao amor incondicional e à misericórdia sem fim do Senhor. Neste dia, por recomendação do Santo Papa Bento XVI, também é realizada a Jornada Mundial de Oração pela Santificação do Clero.

A origem desta festa se encontra nas inspirações de Santa Margarida Maria de Alacoque, religiosa pertencente à Congregação da Ordem da Visitação. Vivendo no Mosteiro da Visitação de Paray-le-Monial, na França, Margarida Maria recebeu revelações do próprio Jesus para que divulgasse a devoção ao Sacratíssimo Coração, por meio de 12 promessas.


A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é preciosa para a vida da Igreja, uma vez que comporta uma teologia que enfatiza o amor, a ternura e o cuidado de Deus para a salvação de seu povo. E é o Apostolado da Oração um dos principais movimentos que visam manter acesa a chama dessa devoção até os dias de hoje.


Cabe ao Apostolado da Oração também um encontro mensal na Igreja de Sant’Ana, onde os membros dos mais de 390 núcleos do Apostolado da Arquidiocese se encontram para orarem juntos pelas intenções enviadas pelo Papa.


As 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus


– "Darei aos devotos do meu coração as graças necessárias ao seu estado";
– "Farei reinar a paz nas famílias";
– "Eu os consolarei em todas as tuas penas";
– "Serei o refúgio seguro durante a vida, sobretudo na hora da morte";
– "Derramarei copiosas bênçãos”;
– "Os pecadores acharão em meu coração a fonte e o oceano infinito da misericórdia";
– "As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas";
– "E as almas elevar-se-ão rapidamente a uma grande perfeição";
– "Abençoarei as casas em que se acharem expostas e forem veneradas a imagem do meu coração";
10ª
– "Darei aos sacerdotes o dom de tocar os corações mais endurecidos";
11ª
– "As pessoas que propagarem essa devoção terão seus nomes escritos indelevelmente em meu coração";
12ª
– "O amor todo poderoso do meu coração concederá a graça da perseverança final a todos que comungarem na primeira sexta-feira do mês por nove meses seguidos".

Ana Moreira, paroquiana da Igreja de Nossa Senhora Consolata, em Benfica, recebeu a fita que representa o compromisso com o Sagrado Coração de Jesus.
Ana Moreira, paroquiana da Igreja de Nossa Senhora Consolata, em Benfica, recebeu a fita que representa o compromisso com o Sagrado Coração de Jesus.


Nenhum comentário: