sexta-feira, 24 de agosto de 2012

COMUNICAR A BOA NOTÍCIA: MISSÃO DO INTERNAUTA.

Por: Nice Affonso - Portal da Arquidiocese
23 de agosto é o Dia do Internauta, em comemoração à criação da World Wide Web (www) - que em português significa "Rede de alcance mundial" — em 1995. No Brasil, onde, conforme dados recentes do Ibope Nielsen, há 80 milhões de usuários com acesso à Internet, os que mais acessam estão na faixa entre 25 e 49 anos. Esse é um público que não para de crescer, já abrangendo 52% do total. Dentre esses internautas, há muitos que se interessam e estão abertos à religiosidade pelos meios eletrônicos. Acessos a bíblias e velas virtuais, celebrações litúrgicas, homilias, mensagens e músicas religiosas, entre outros, estão entre as preferências diárias de muitos católicos.

São sites, blogs, salas de bate-papo, redes sociais e uma infinidade de informações partilhadas em rede por pessoas e grupos, movimentos e pastorais, que comunicam a mensagem do evangelho de Jesus Cristo ao homem de hoje, na sua linguagem própria, de forma adequada ao meio digital e às novas plataformas.

— a Internet é um meio universal importante de presença da Igreja. Porque a Igreja tem a responsabilidade de anunciar a Boa Notícia a todos e por todos os meios. Seríamos omissos se não tivéssemos essa presença. A cada nova descoberta ou possibilidade de comunicação, será importante a presença da Igreja para cumprir bem a sua missão, explicou o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.

A Internet vem revolucionando a comunicação não somente no sentido tecnológico, mas principalmente no que diz respeito à produção de conteúdos e à interatividade, por possibilitar que todos se comuniquem com todos o tempo inteiro. E o anúncio do Evangelho na rede tem sido feito dessa mesma forma. Ousadia e criatividade têm estado na pauta dos católicos.

— Eu sempre acesso sites e blogs católicos para me manter atualizada sobre o que está acontecendo na Igreja. E também faço a minha parte: atualmente as pessoas veem na Internet um novo mundo, uma nova forma de sociedade virtual. E é nosso dever como cristãos aproveitar a facilidade da comunicação na internet e evangelizar, comunicar, divulgar o que for preciso, opinou Dayana Alves, da Paróquia Jesus de Nazaré.

— Todos os dias eu acesso sites e blogs para me manter informada sobre o que acontece na Igreja e também para me formar, pois alguns sites ou blogs são meio catequéticos, e, como música, eu preciso de formação sempre, contou Morgana Pires, da Paróquia Maria Mãe da Igreja e São Judas Tadeu.

Para o assessor eclesiástico para Mídias Sociais desta Arquidiocese, Padre Jefferson Gonçalves, a Internet vem favorecendo a comunicação do encontro:

— De todas as formas, tudo deve contribuir para que as pessoas se encontrem entre si e, juntas, se encontrem com Deus, destacou.

É preciso, cada vez mais, que a Igreja busque dialogar com o sujeito do tempo atual. E, para isso, também se faz necessário estudar e conhecer a cultura midiática, sem abrir mão dos seus valores fundamentais, comunicando espiritualidade e cuidando do homem nas situações do dia a dia em que está inserido. Para cumprir este papel, a Igreja tem se voltado especialmente para as redes sociais, que possibilitam que ela caminhe mais lado a lado com os fiéis.

— É pelas redes sociais que vemos de maneira muito clara que a todo o momento o ser humano quer se relacionar. E nós, imitando Jesus, devemos aprender e incentivar os bons relacionamentos pelas redes sociais. Sem, no entanto, deixarmos de zelar pelo tempo de dedicação entre o real e o virtual, pontuou Padre Jefferson.

"Arquidiocese mais evoluída de todo o Brasil e referência internacional em uso das redes sociais para a evangelização”.

Hoje com Twitter, Facebook, Foursquare, Youtube, Flickr, Instagram, Moby, Pinterest, Soundcloud e Google +, a Arquidiocese do Rio de Janeiro, de acordo com Padre Jefferson, é a “mais evoluída de todo o Brasil e, inclusive, referência internacional em uso das redes sociais para a evangelização”.

Com mais de 6 mil seguidores no twitter e tendo o facebook como agregador de conteúdo de todos os organismos de comunicação de que dispõe, @arqrio foi também a primeira Arquidiocese no mundo a pedir o gerenciamento dos seus próprios locais à sede do Foursquare em Nova York, disponibilizando o mapeamento das suas 264 paróquias.

— Qualquer peregrino que não conheça nada da cidade, pode encontrar nossas igrejas, explicou Padre Jefferson.

Além disso, nossas mídias já atingiram os maiores alcances individuais em compartilhamentos e retuitagens, como com a missa de exéquias do Arcebispo Emérito Dom Eugenio Sales, em julho deste ano. E a Arquidiocese tem conseguido a interação com muitos jovens do Brasil e do exterior, já em ritmo de Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013), por meio do Youtube, com a WebTV Redentor, em todos os eventos da Arquidiocese — muitos dos quais são transmitidos ao vivo.

— Vivemos em um novo tempo e a Internet é um ciberespaço em que a Igreja tem que se colocar sempre, lembrou Padre Jefferson.

Nenhum comentário: