sábado, 4 de agosto de 2012

Maria de Nazaré intercede pelo clero do Rio e visita Jacarepaguá

Raphael Freire, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Guilherme Silva


Na manhã deste sábado, 4 de agosto, festa de São João Maria Vianney, a Igreja no Rio de Janeiro celebrou o Dia do Padre sob a proteção e intercessão de Nossa Senhora de Nazaré. No terceiro dia da peregrinação da Imagem da Padroeira do Pará e da Amazônia pelo Rio de Janeiro, bispos, sacerdotes, seminaristas, religiosos e fiéis puderam apresentar suas orações à Mãe de Jesus. Autoridades civis e eclesiásticas participaram da Solene Celebração Eucarística, que foi presidida pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, na Capela São Pedro, Príncipe dos Apóstolos, no Rio Comprido.


Neste mês de agosto, a mãe Igreja dedica-o às vocações e na primeira semana contemplamos a vocação para o ministério ordenado: diáconos, padres e bispos. A proximidade das festas de São João Maria Vianney, e de São Lourenço, Diácono e Mártir, marcam essa orientação. Especialmente neste sábado celebra-se à vocação à vida sacerdotal, que tem aumentado no país, e durante sua saudação, Dom Orani confirmou a intenção da Santa Missa de pedir a Deus pelas vocações sacerdotais, seminaristas e grupos vocacionais, para que o Pai aumente as vocações na Igreja, além de confirmar a missão daqueles que já disseram seu sim a Cristo.


Durante a homilia, o Arcebispo do Rio de Janeiro afirmou que a celebração do Dia do Padre deve ser um momento de renovação dos dons e carismas para os sacerdotes. Dom Orani destacou ainda dois aspectos importantes que devem ser observados pelos presbíteros de hoje.


— Jesus envia seus apóstolos para anunciar a Boa Nova e nós também temos uma multidão para o qual somos enviados a fim de proclamar uma boa notícia. A missão acontece na comunidade e na conversa pessoal. Momentos grandes de celebração nos remetem para atendimentos menores e, por isso, nós precisamos multiplicar os trabalhadores para ir ao encontro dos que sofrem e dizer que Deus está presente com eles durante todo o tempo. Além dessa missão de proclamar a Palavra de Deus é importante refletir outro aspecto nos tempos de hoje. Não podemos nos calar diante das situações de injustiças que estão na sociedade. (...) O senhor nos pede o testemunho, a coerência, que nós sejamos os primeiros a buscar a vida de conversão, de mudança. Nessa nova evangelização que a Igreja coloca aos nossos olhos somos chamados a viver intensamente esse anúncio dos caminhos que levam à vida em Nosso Senhor Jesus Cristo. Hoje damos graças a Deus pela nossa vocação, ressaltou Dom Orani.


Para o Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, no Encantado – que acolheu a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré em 2011 –, Padre Adilson Ribeiro dos Santos, a celebração de hoje jamais será apagada da memória de todos os sacerdotes que participaram, pois a presença da mãe fez com que todos confirmassem ainda mais sua vocação na certeza de que não estão sozinhos, mas com Jesus e Maria.


— Pra nós é um momento indelével da graça de Deus. Inclusive hoje completam 11 meses que a Imagem Peregrina chegou para morar e residir no Encantado, na Paróquia São Pedro Apóstolo. A presença dela é sempre algo que deixa o nosso coração pulsando de alegria e emoção. Esse dia foi uma renovação do nosso presbitério e, ao mesmo tempo, com a presença da mãe, dia de nos sentirmos acolhidos e amparados nessa Arquidiocese aonde Dom Orani com muito zelo e carinho vai cuidando de todos nós sacerdotes e fiéis, destacou Padre Adilson.


Em seguida, o cortejo à Imagem Peregrina seguiu para a Paróquia Nossa Senhora de Loreto, em Jacarepaguá, onde foi recebido pelo Pároco, Padre Sebastião Noronha Cintra, pelo Vigário Paroquial, Padre Miguelito Ferrara, e por muitos devotos com uma grande queima de fogos. O Ângelus foi rezado às 12h na comunidade e, logo após, os fiéis puderam fazer suas orações e preces diante da Imagem vinda de Belém.


O Coordenador da Pastoral da Liturgia na Paróquia Nossa Senhora de Loreto, Joel Espíndola, falou sobre a experiência de receber a Imagem Peregrina pela segunda vez na comunidade.


— É uma honra, um prazer e uma emoção muito grande estarmos recebendo Nossa Senhora de Nazaré aqui em nossa paróquia. Toda a equipe de liturgia e acolhimento está presente e é uma emoção muito grande recebê-la aqui mais um ano. Expressamos nesse momento toda a nossa gratidão e pedimos que ela cubra com seu manto sagrado a nossa paróquia, o nosso bairro, e que ela interceda a Jesus para que ele aumente a nossa fé, desejou.


Durante a tarde deste sábado, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visitará os bairros da Bonsucesso, Penha, Campo Grande e Anchieta.

Nenhum comentário: