Fotos: Guilherme Silva
Após visitar a cidade de Saquarema, na Arquidiocese de Niterói, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré retornou à cidade do Rio de Janeiro na manhã desta sexta-feira, 3 de agosto, para espalhar a Boa Nova de Jesus Cristo.
A imagem chegou em carro fechado à Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, em seguida, foi rezado o terço na Capela do Santíssimo. Para que a imagem da Virgem de Nazaré ficasse ainda mais bonita em sua peregrinação pela cidade, a Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense doou uma berlinda, uma espécie de andor artístico, que é réplica da berlinda usada no Círio de Nazaré em Belém.
De lá o cortejo seguiu para a Igreja de São Sebastião, na Tijuca onde foi acolhida pelo pároco, Frei Paulo Roberto. A Igreja dos Capuchinhos que realiza o círio de Nazaré há quase 70 anos no mês de outubro, recebeu a imagem da Virgem com festa. Frei Paulo Roberto ressaltou a devoção à Nossa Senhora:
— Temos um altar aqui na Igreja dedicado à Nossa Senhora de Nazaré e aqui realizamos também o Círio de Nazaré no segundo final de semana de outubro. Há uma devoção muito grande das pessoas que vem à Igreja dos capuchinhos. Aqui elas buscam sustentar essa devoção do Estado do Pará. Então para nós é uma alegria muito grande, é um momento de revigoramento da fé, da esperança e que Nossa Senhora de Nazaré possa trazer isso tudo pra nós, ressaltou.
Pétalas e salva de palmas mostraram a fé dos fiéis que, em oração, puderam pedir a intercessão de Nossa Senhora de Nazaré durante a Santa Missa presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta. Concelebraram o vigário episcopal norte, padre Claudio dos Santos, o vigário episcopal urbano, padre José Laudares e também o Bispo Animador do Vicariato Norte, Dom Luiz Henrique.
— Queremos pedir ao Senhor que saibamos da importância de Jesus Cristo, que saibamos vivenciar Jesus no mundo de hoje. Sabemos que somos chamados a apresentar esse Jesus quando muita gente quer ver apenas o homem e não o filho de Deus, aquele que nos salvou. A apresentação de Jesus deve ser feita à sociedade, ao mundo (...).Nós enquanto Igreja, temos que ter ânimo, testemunho, temos que ter a coragem de dizer que somos testemunhas do Deus que veio morar no meio de nós e continua presente conosco. Assim como Maria somos chamados a apresentar Jesus, o filho de Deus no mundo, afirmou o Arcebispo.
O Vigário Episcopal do Vicariato Norte, padre Cláudio dos Santos, expressou a honra e a gratidão em poder receber a imagem da Virgem de Nazaré pelo vicariato norte no primeiro dia de peregrinação da Imagem no Rio de Janeiro.
— É com alegria em nosso coração que queremos ter ainda mais esse exemplo da mãe de Deus presente em nosso dia a dia. Por isso o Vicariato Norte acolhe aqui nesta Igreja aquela que nos mostra sempre a pessoa do próprio Deus, afirmou o vigário.
— Nasci no Pará e sempre vivenciei essa tradição do Círio de Nazaré. Aqui no Rio de Janeiro procuro sempre participar também, é uma festa maravilhosa e devo à Nossa Senhora inúmeras graças, disse Marco Antonio.
Virgem de Nazaré visita educandário no Catumbi
Após peregrinar pela Tijuca, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré seguiu até o Educandário Nossa Senhora de Nazaré, no Catumbi onde foi celebrada a oração do Ângelus. Essa foi a primeira vez que o Educandário, pertencente à Congregação Pequenas Irmãs da Divina Providencia recebe a imagem da Virgem de Nazaré.
Na porta do Educandário, as crianças acenavam com lenços brancos e azuis. A imagem foi recebida pelo pároco da paróquia Nossa Senhora da Salete, padre Marcos Antonio que a conduziu até a capela Nossa Senhora de Nazaré, no interior do Educandário. Segundo Dom Orani, o Círio de Nazaré recorda a missão de Maria dentro da Sagrada Família:
— O Círio de Nazaré, recorda o papel e a missão de Maria na Sagrada Família. Foi justamente em Nazaré que Jesus foi educado. Falar de Nossa Senhora de Nazaré é falar da beleza da família de Nazaré. E aqui no educandário, as crianças podem crescer em sabedoria, no conhecimento com o desejo de aprofundar cada vez mais a sua educação. Trazendo a imagem aqui nós agradecemos a Deus pelo trabalho que aqui é feito.
Após a oração do Ângelus, as alunas do Educandário prepararam uma homenagem à Dom Orani com uma apresentação de canto. Logo em seguida foi realizada a oração do terço.
Para a coordenadora da casa provincial, Irmã Claudia, receber a Imagem da Virgem de Nazaré no Educandário representa a renovação da fé daqueles que trabalham ou estudam no local.
— A importância é pela pessoa da Virgem mesmo. Ela é a mãe da esperança, da caridade, ela é a mãe da fé. Ela é a nossa mãe. Então a importância está na figura dela mesmo. Devemos nos inspirar na nossa Mãe, afirmou.
Após a visita ao Educandário Nossa Senhora de Nazaré, o Círio chegou à sede da Arquidiocese do Rio de Janeiro, na Glória para um momento de oração junto aos funcionários do prédio. Na parte da tarde, a Imagem continuará a peregrinar pelas ruas do Centro, São Cristóvão e Estácio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário