quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Igrejas Católicas e Presbiterianas unidas no tempo do Advento


Coroas do Advento das Igrejas Católicas e Presbiterianas encerram o  ciclo de visitas ecumênicas no próximo domingo, 23 de dezembro. No final do ano litúrgico, a Comissão Bilateral de Diálogo Católico x Presbiteriano aprovou que, cada igreja confeccionaria uma Coroa do Advento que visitaria quatro comunidades da outra igreja. Quando fosse possível, um grupo de jovens da Pastoral da Música e um padre ou um pastor acompanhariam a coroa visitante, para levar uma mensagem de paz e comunhão durante o culto ou a missa.

O pastor José Roberto, da Igreja Presbiteriana Unida (IPU), falou sobre a alegria de poder viver esta experiência em unidade, e afirmou que espera realizar mais trabalhos junto à Igreja Católica no próximo ano:

- Isso tem permitido que os membros que participam dos cultos e das missas tenham essa experiência ecumênica dentro da sua própria casa e a gente espera que isso frutifique a partir desse ano em mais trabalhos juntos, disse.

Monsenhor Luis Antônio, da Paróquia Santa Rosa de Lima, ressaltou a importância dessa experiência, no sentido de valorizar o que há em comum entre os cristãos:

- A experiência tem sido positiva, queria recordar um teólogo latino americano Juan Sobrino que afirmava que o ecumenismo não deveria ser feito a partir das diferenças mas a partir daquilo que nós temos em comum (...) É todo um povo de Deus, a gente tem um respeito por este povo de Deus e busca a unidade, destacou. 


Um belo gesto que foi repetido em várias igrejas, foi a inclusão do canto “Noite Feliz” nos cultos presbiterianos e de “Noite de Paz” nas missas católicas. Trata-se da mesma música, a mais tradicional do Natal, mas cantada em versões diferentes em cada igreja. Ao aceitaram cantar a letra usada na outra igreja, foi possível entender como o outro pensa e como ele crê. O pastor José Roberto ressaltou a comunhão presente neste ato:

- Tem sido legal porque as igrejas tem feito um esforço para acolher bem o visitante. Alguns hinos que a gente canta, cada um na sua igreja, têm a mesma melodia com letra diferente, àquela “Noite de Paz” ou “Noite Feliz” cada igreja está cantando com a letra da outra igreja, isso cria um sentimento de unidade muito bom, afirmou.

Estas experiências no Advento são a semente frutífera de um novo tempo de comunhão entre os membros das Igrejas Católicas e Presbiterianas. De acordo com Monsenhor Luis Antônio, os encontros colocam em prática a unidade cristã:

- Nós temos tentado fazer entre a Igreja Católica e a Igreja Presbiteriana Unida, um momento de oração, juntos, colocando assim em prática nosso compromisso da unidade dos cristãos e das igrejas, completou.

A Comissão Bilateral de Diálogo Católico x Presbiteriano foi criada em 2009, com objetivo de incentivar o diálogo e o trabalho em parceria entre a Igreja Católica e a Igreja Presbiteriana Unida A direção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Igreja Presbiteriana Unida concordaram que a comissão fosse sediada no estado do Rio de Janeiro, a fim de que seus membros pudessem se encontrar com mais facilidade.

Desde então, a Comissão tem organizado eventos e celebrações por ocasião de datas como o Dia Mundial de Oração e a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, além de estudos como o que foi realizado, recentemente, sobre a Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação, assinada por Católicos, Luteranos e Metodistas.

A Coroa Católica passou pelas Igrejas Presbiterianas Unidas de Parque Acari, Acari e Jardim América. No próximo domingo, estará em Bonsucesso, finalizando as visitas. A Coroa Presbiteriana visitou as Paróquias Nossa Senhora de Fátima, em Todos os Santos, Sagrada Família, na Saúde, e Santuário das Almas, em Niterói. O encerramento será na Igreja Santa Rosa de Lima, no Jardim América.
*Colaboração: Pedro Zuazo
*Fotos: Divulgação

Nenhum comentário: