quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

São Sebastião acolhe e abençoa idosos e enfermos


Texto: Raphael Freire, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Guilherme Silva



A Imagem Peregrina de São Sebastião visitou e acolheu, na tarde desta terça-feira, 8 de janeiro, aqueles que são jovens de coração e hoje vivem a melhor idade. A Imagem do Santo Padroeiro da Arquidiocese visitou a Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes – casa de acolhida que oferece assistência psico-social aos militares reformados ou seus dependentes.
O Padroeiro foi recebido pelo Capelão da Casa Gerontológica, Major Ronaldo dos Santos, que conduziu a imagem até o interior da capela, onde o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, realizou a Celebração Missionária. Participaram também o Diretor do Hospital da Força Aérea do Galeão, Brigadeiro Médico Fernando José Teixeira de Carvalho, e o Vigário Episcopal do Vicariato Leopoldina, Padre Alex Siqueira. À luz da Carta aos Hebreus, o Arcebispo destacou a importância do acolhimento e da generosidade para a construção de um mundo melhor.

– Acabamos de ouvir a Palavra de Deus e rezamos hoje para que todos os que aqui residem e trabalham sejam sinais de esperança e sigam firmes confiantes em Cristo. Sabemos que com a maturidade perdemos a força e temos a tendência de termos mais enfermidades, mas, apesar disso, em Cristo temos esperança e perseveramos. A leitura que acabamos de ouvir nos fala: “Não vos esqueçais de ser generosos...” (Hb 12,16), e nós sabemos que o que constrói o mundo é o amor, mas nem sempre acontece isso por situações relacionadas aos diversos tipos de violência. Quando acontece coisas belas nós somos contagiados pelo bem e nós estamos aqui no Rio de Janeiro para ser um sinal positivo de bondade. Com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), o Rio é convidado a testemunhar o acolhimento, recebendo, com todo o carinho, o outro que vem de longe, mas que não é estranho, é irmão na fé, assim como São Sebastião. Quando acolhemos o outro e repartimos generosamente com os outros, construímos um mundo melhor criando laços de amizade e fraternidade, ressaltou.

O Arcebispo aproveitou para visitar o segundo andar da Casa e, com a imagem de São Sebastião, abençoou idosos, enfermos e funcionários da saúde pública. Em seguida, Dom Orani visitou o Hospital da Força Aérea do Galeão, localizado próximo à Casa Gerontológica. No local, também realizou a Celebração Missionária.

O Capelão, Major Ronaldo dos Santos, expressou sua felicidade em receber a imagem do Padroeiro.

– É uma grande honra receber mais uma vez a imagem de São Sebastião aqui, na Aeronáutica. Estamos muito felizes, afirmou o Capelão.


Em seguida, o cortejo com a Imagem Peregrina se dirigiu para o Cemitério do Cacuia e para o Hospital Paulino Werneck, onde o Arcebispo realizou uma oração para confortar e fortalecer os que sofrem pela ausência de um ente-querido ou pela dor de uma enfermidade.

Nenhum comentário: