sexta-feira, 1 de março de 2013

ANIVERSÁRIO DO RIO DE JANEIRO COM SÃO SEBASTIÃO

Galerias de imagens por Carlos Moioli na festa de Aniversário da Cidade do Rio de Janeiro - 448 anos














Por Raphael Freire - Portal da Arquidiocese

Quem passou pelo Largo da Carioca nesta sexta-feira, 1º de março, pôde participar da comemoração pelos 448 anos de fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Organizada pela Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (SARCA), com apoio da Arquidiocese do Rio de Janeiro, a festa contou com atrações musicais e com a presença da imagem de São Sebastião, Santo padroeiro da cidade.
Participaram do momento festivo, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese, Dom Paulo Cezar Costa, o Pároco da Catedral Metropolitana de São Sebastião, Monsenhor Aroldo da Silva Ribeiro, o Reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, o Coordenador Geral do Evento, Roberto Cury, o Representante do Prefeito, Anderson Guedes, e o ex-jogador de futebol, Zico.  
A imagem peregrina do Padroeiro, adornada por flores vermelhas, foi levada ao local por uma viatura dos Bombeiros, sendo fortemente aplaudida pelas várias pessoas presentes à Rua da Carioca. Dom Orani João Tempesta foi homenageado e recebeu o título de “Arcebispo da Jornada Mundial da Juventude”. Ele abençoou a cidade e pediu para que cada um dos presentes propague a fraternidade, a justiça e a paz.
— Queremos, aqui neste lugar tão característico do Rio de Janeiro, comemorar o aniversário da cidade e pedir a Deus para que esse belo e maravilhoso lugar continue ainda mais bonito e que seu povo possa ser um povo cada vez mais fraterno, justo, e que busque praticar a paz. Por isso, nós trouxemos a imagem de São Sebastião, que recorda o nascimento da cidade, o nascimento do Rio de Janeiro, e que ele possa continuar seu belo caminho na história do Brasil e do mundo. Pedimos a Deus por todos os que aqui residem, que por aqui passam, e que pela cidade passarão. Que todos possam viver nessa cidade com muita fraternidade e paz, que possamos estar todos juntos de mãos dadas construindo uma cidade em que todos possam viver com dignidade e na fraternidade. É a nossa oração, nosso pedido e nosso compromisso, de trabalharmos nessa intenção e nessa direção, afirmou Dom Orani.
A festa de aniversário do Rio de Janeiro começou no último dia 28 de fevereiro, no Cristo Redentor, com um show da banda da SARCA, seguido da benção à cidade, realizada pelo Reitor do Santuário que fica no alto do Corcovado, Padre Omar Raposo, que destacou a importância do evento para a Arquidiocese do Rio.
— Sempre, às vésperas do aniversário do Rio de Janeiro, nós fazemos um momento especial de convocação da população lá no alto do Cristo Redentor, com uma benção à cidade e um bolo. Depois, no dia do aniversário da cidade, celebramos aqui, no Largo da Carioca, nessa importante parceria da Arquidiocese com a Prefeitura do Rio, com todo o comércio do Centro da cidade, com a SARCA, e é sempre um momento muito bonito de integração, de valores e de comemoração, disse o sacerdote.
Para o Vigário Episcopal para a Comunicação Social, Cônego Marcos William Bernardo, a Igreja participa desta festa carioca numa atitude de agradecimento a Deus pela Cidade e pelas pessoas que aqui residem, que contam com a intercessão do padroeiro, São Sebastião.
— A Igreja se envolve, em atitude de agradecimento. Agradece a Deus por mais um ano de existência da nossa Cidade. E quando nós pensamos na Cidade, pensamos na organização, pensamos na cultura, na gente, na dignidade... Então, a Igreja se envolve para agradecer a Deus pelos progressos desenvolvidos, realizados, ao longo desses 448 anos. (...) A história da Cidade caminha ao lado da história da Arquidiocese e a história da Arquidiocese caminha ao lado da história da Cidade. As duas acontecem simultaneamente. Quando pensamos na fundação da Cidade, pensamos na dedicação à intercessão de São Sebastião. A nossa Arquidiocese é a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Então não há como a Arquidiocese ficar fora da comemoração. (...) Que todos nós, nesta Cidade Maravilhosa, consigamos espelhar, de fato, que não só a Cidade, mas todos nós somos maravilhosos, porque somos agraciados por Deus, destacou o Cônego Marcos William.
Antes do término do evento, Dom Orani, juntamente com os organizadores, cortou o primeiro pedaço do bolo de 4 metros e 48 centímetros — cada centímetro representando um ano que a cidade completa —, que foi distribuído para o povo. Dando continuidade à festa, a Banda do Cordão da Bola Preta e a Orquestra Bianchini realizaram um grande baile popular.


Nenhum comentário: