quarta-feira, 10 de julho de 2013
Uerj recebe dia 11 os símbolos da Jornada Mundial da Juventude
A cruz e o ícone de Nossa Senhora, ambos entregues aos jovens pelo Papa João Paulo II em 1984 e 2003, respectivamente, são os símbolos da Jornada Mundial da Juventude que serão recebidos na UERJ nesta quinta-feira, 11 de junho, em uma grande celebração ecumênica programada para a Concha Acústica do campus Maracanã.
A cruz é conhecida por diversos nomes - como Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina e Cruz dos Jovens. Ela é feita de madeira e mede 3,8 metros. Foi construída e instalada como símbolo da fé católica perto do altar principal na Basílica de São Pedro, no Vaticano, durante o Ano Santo da Redenção (intervalo de tempo entre o início da Semana Santa de 1983 e o final da Semana Santa de 1984) e, em seguida, entregue aos jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço, de Roma, como representantes dos jovens do mundo.
Naquela ocasião, o Papa João Paulo II fez essa declaração: "Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção".
O ícone de Nossa Senhora, conhecido como Salus Populi Romani, é cópia contemporânea de outro ícone, antigo e sagrado, encontrado na primeira e maior basílica dedicada a Nossa Senhora no Ocidente: a Santa Maria Maior, em Roma. Segundo o diácono da UERJ, professor Marcos Gayoso, "a confecção do ícone é feita sob oração", possuindo, por isso, uma grande representatividade.
A organização do evento é uma parceria entra a Pastoral Universitária da UERJ, o setor pré-jornada da JMJ e o setor universidade da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Estará presente no campus o Arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, que oficializará o recebimento dos símbolos pela comunidade universitária da cidade.
Esta é a programação completa:
11h30 Apresentação musical da Banda Canto Novo e convidados
12h30 Chegada dos símbolos
12h40 Abertura do evento com a presença do Reitor Ricardo Vieiralves e do arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta.
12h45 Leitura sobre o significado dos símbolos da jornada.
12h50 Testemunho intereligioso sobre a JMJ
13h10 Apresentação musical
13h20 Testemunhos de voluntários da JMJ
13h50 Liturgia da palavra (nm 21, 4-9)
14h Mensagem de Dom Paulo
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário