sábado, 26 de abril de 2014

GRATIDÃO E COMPROMISSO - POSSE DO VIGÁRIO EPISCOPAL URBANO

Por: Tâmara Carvalho (tamara@testemunhodefe.com.br)
(Foto: Eugênio Pacelli)


 “Ele é aquele que o mundo necessita, cabe a nós por experiência não ter outra preocupação a não ser anunciar o Evangelho”, afirmou o Cardeal Dom Orani na manhã deste sábado, 26 de abril, na Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no Centro.
A missa de posse do novo vigário episcopal do Vicariato Urbano, padre Walter Toleto Moreira, contou com a presença do bispo auxiliar e responsável pelo vicariato, Dom Pedro Cunha Cruz, e com os padres do vicariato.
Dom Orani ressaltou na homilia a importante missão do Vicariato Urbano frente à anunciação do Evangelho: “Sabemos que a sociedade tem essa necessidade de encontrar seu norte, a Igreja tem essa missão de ajudar. O Vicariato Urbano, por estar situado no Centro, por onde passam muitas pessoas por dia, recebe a missão de encontrar caminhos para levar o Evangelho. E hoje, podemos perceber a dedicação dos sacerdotes na diversidade de celebrações e eventos realizados a fim de cumprir essa missão.  Essa a grande missão dessa região: alcançar quem passa por aqui”, motivou o arcebispo.
Durante o ofertório foram colocados papéis com os nomes de lugares situados no Centro, como um gesto de assumir as diversas realidades da missão do Vicariato Urbano.
“Com o lema ‘Também vou pescar contigo’, saúdo as paróquias por onde já passei, agradeço a Deus por poder mais uma vez dizer sim, saúdo Dom Orani que há 5 anos chegava na cidade do Rio, trazendo uma renovação para todos nós, sacerdotes, para nossa ação pastoral que nos estimula a ser uma igreja presente com o povo. Nessa minha nova missão, recordo-me das palavras do Papa Francisco, que diz que ‘não se conhece uma mãe por correspondência, devemos fazer da Igreja uma mãe presente’. Quero também manifestar minha alegria, meu compromisso, minha gratidão por colaborar com essa missão. Somos uma terra abençoada, pois abrigamos os quartéis, os hospitais, os grandes centros, o local que São José de Anchieta fundou. Assumo esse compromisso com uma profunda gratidão e levarei à frente o trabalho que já foi desenvolvido ao longo desses nove anos. Saúdo ainda, Dom Pedro Cunha, que com a animação, incentivo e empenho incansável conseguiu num tempo recorde uma renovação no nosso vicariato. Ele realizou um trabalho para que as igrejas possam ser igrejas vivas, atendendo à população do Centro da cidade. Agradeço também aos padres, aos amigos e em especial ao paróco dessa igreja. Contemplo hoje a beleza que compõe esse vicariato. E peço que rezem por mim”, discursou o padre Walter, ao final da celebração.


Nenhum comentário: