sexta-feira, 28 de maio de 2010
Semama Eucarística: Hora Santa da Família
No primeiro dia da Semana Eucarística, dia 27 de maio, às 20h, foi realizada a Hora Santa da Família. A Hora Santa foi oficiada por Dom Antonio Augusto Dias Duarte, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e animador da pastoral familiar. Todos os movimentos ligados à família participaram.
Em sua homilia, Dom Antonio Augusto destacou a importância da adoração ao santíssimo sacramento para a vida de um casal e da família:
- Precisamos muito atualizar e manter acesa nossa fé e nosso amor na eucaristia, renovar nossa esperança e nossa caridade porque somos humanos.
E fez uma comparação com Tomé, ao destacar que em nosso cotidiano periodicamente sentimos nossa fé desfalecer, nossa esperança se diluir e nossa caridade com Deus e com as pessoas enfraquecer:
- Se não sabemos para onde vamos não podemos fazer o caminho. Deus não nos pede que tenhamos fé e caridade inabaláveis, mas renováveis.
Nesses 84 anos de adoração eucarística, inúmeras pessoas deixaram seus lares para virem até o Santuário Nacional de Adoração Perpétua com uma certeza: Jesus mora ali. E cada uma dessas pessoas veio visitá-lo porque é o próprio Cristo, presente com seu corpo, sua alma e sua divindade, na hóstia consagrada.
Dom Antonio Augusto encerrou a homilia expressando o desejo de que nossas próprias famílias sejam fonte de renovação da fé de pessoas que estejam ao nosso redor:
- Que as nossas casas possam servir de guia para aquelas pessoas que procuram uma família que seja um exemplo de pilar de fé. [...] As famílias cristãs são as grandes transformadoras da sociedade, atuando como formadoras de valores humanos.
Para José Luiz de Resende, coordenador da pastoral familiar do vicariato urbano, o mais importante para a família é a oração, olhando Jesus como coluna de sustentação para superar todas as dificuldades do dia a dia e para comemorar os muitos momentos de alegria.
O casal Maria Alda Ribeiro e Francisco da Rocha Ribeiro, coordenadores arquidiocesanos para casos especiais (segunda união), considera a adoração ao Santíssimo Sacramento fundamental para o fortalecimento da fé e do trabalho pastoral.
Após a Hora Santa, Dom Antonio Augusto deixou uma mensagem para as famílias através da Pastoral da Comunicação:
- O ponto de partida da Semana Eucarística é a Pastoral Familiar justamente para demonstrar que matrimônio e eucaristia estão intimamente unidos. O matrimônio necessita de fonte inesgotável de amor, que é a eucaristia. Não há verdadeiro amor se as pessoas não vão ao encontro da eucaristia.
Mais fotos:
Padre José Laudares, vigário episcopal urbano e pároco da Paróquia de Sant´Ana, proclamou o Evangelho
Padre José Laudares, Dom Antonio Augusto e Padre Nelson Rabelo, vigário paroquial da Paróquia de Sant´Ana
Adoração ao Santíssimo Sacramento
Representantes de todos os movimentos ligados à Pastoral Familiar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário