Neste sábado, 22 de maio, no auditório da Paróquia de Sant´Ana, no Centro, aconteceu o Seminário Animação Bíblica de Toda a Pastoral, como parte das atividades do 11º Plano de Pastoral de Conjunto da Arquidiocese do Rio de Janeiro. O encontro foi organizado pela Comissão Arquidiocesana de Pastoral e, para este primeiro dia de seminário foram convidados representantes das paróquias dos Vicariatos norte, urbano e sul, além de membros de movimentos e dos vicariatos da caridade social e da comunicação. O objetivo do seminário é fazer com que cada representante paroquial compreenda o desafio de que toda pastoral existente deve ser iluminada pela Palavra de Deus e como deve ser feita a animação bíblica de toda e qualquer pastoral. Finalmente, esse representante deverá atuar como um multiplicador desse conhecimento em sua comunidade.
Para o Padre Joel Portela Amado, coordenador de pastoral da arquidiocese, não é mais possível evangelizar sem um grande investimento na relação entre o católico e a Palavra de Deus. A Conferência de Aparecida propõe a passagem de uma pastoral bíblica para uma animação de toda a pastoral. Para subsidiar essa necessidade de mudança em relação ao uso da bíblia pelos católicos, Padre Joel explicou que o seminário está dividido em seis painéis, apresentados por membros do conselho de pastoral. Quatro painéis falam sobre formas de se usar a bíblia, um tem como tema o exercício da leitura orante da bíblia e um, finalizando, traz o desafio de se formar o ministério da palavra.
Antes das apresentações foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo padre Joel Portela Amado e concelebrada pelos padres José Laudares, pároco da paróquia de Sant´Ana e vigário episcopal urbano, Cristiano Holtz, vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora das Vitórias e membro da coordenação de pastoral, e Alex Sandro, diocesano do Rio Grande do Norte e do Ordinariado Militar do Brasil. Padre Cristiano em sua homilia destacou a importância da Palavra de Deus em nossas vidas e a necessidade de que todas as atividades pastorais sejam iluminadas por essa Palavra de Deus.
Iniciando as apresentações dos painéis, Padre Joel falou sobre o Documento de Aparecida que orienta a animação bíblica e destacou que não está sendo criada uma nova pastoral, mas sim estimulando que cada pastoral e movimento desenvolvam o hábito de leitura da bíblia. Padre Joel destacou que um princípio da animação bíblica é que os católicos devem conhecer o contexto histórico de quando a bíblia foi escrita, para não correr o risco de fazer entendimentos equivocados do sentido da Palavra de Deus, ou seja, é necessário trazer o texto escrito para os dias atuais.Na segunda apresentação, monsenhor Gilson, vigário episcopal suburbano, falou sobre os círculos bíblicos. Monsenhor Gilson explicou como funciona a experiência da Palavra de Deus no círculo bíblico. A bíblia é a fonte, é a base, mas como seguidores de Cristo, devemos estar atentos a sentir a sua presença em nossas orações, e assim ver o rosto Deus. A característica fundamental que marca o círculo bíblico é o laço indissolúvel entre fé e vida.
Vinicius Nishioka, da paróquia Divino Espírito Santo, falou da Palavra de Deus na liturgia. Vinicius explicou sobre como se relacionar com a Palavra de Deus dentro da celebração eucarística. Ele destacou a importância da postura do leitor para a proclamação da palavra. A leitura prévia, o entender o significado das palavras e dos personagens, a entonação de voz e até a posição do microfone de modo que a assembléia se sinta atraída por escutar a palavra que está sendo proclamada.
O painel seguinte foi apresentado por Bárbara Machado, do conselho de pastoral, que falou sobre a animação bíblica com crianças. Bárbara explicou como deve ser feita a leitura da bíblia para que as crianças possam prestar atenção e aproveitar os poucos minutos de concentração por elas permitidas. A união de desenhos com narrativas e música e, ao invés de um texto longo, focar a mensagem central
Irmã Gabriela, também do conselho de pastoral, explicou quais os passos para uma leitura orante da bíblia, realizando em seguida uma atividade prática com um trecho do evangelho de São Mateus. Ela destacou a necessidade de conhecermos profundamente a Palavra de Deus para que possamos apresentá-la de forma correta aos demais membros da comunidade.
Finalizando as apresentações dos painéis, padre Cristiano falou sobre a expectativa e necessidade de se criar o Ministério da Palavra
Geraldo Paiva, participante do vicariato norte, já atua em círculo bíblico e achou importante o seminário por capacitar a cada um dos presentes a assumir, com maior responsabilidade, o compromisso com a Palavra de Deus. José Nunes, participante do vicariato urbano, exerce a função de animador de culto e percebeu que o seminário vai acrescentar conhecimento em sua atividade paroquial. Já Patrícia Leite, também do vicariato urbano, achou muito boa a idéia de aproveitar as estruturas das pastorais para realizar uma animação bíblica nos seus participantes.
O encontro foi encerrado com as Vésperas do Domingo de Pentecostes. Padre Joel informou que todo o material do seminário estará disponível no portal da Arquidiocese, a partir do dia 7 de junho, no link Animação Bíblica. Esse material poderá ser utilizado em encontros vicariais e paroquiais.
O segundo dia do Seminário Animação Bíblica de Toda a Pastoral será realizado em 29 de maio, no horário de 8:30h até 17h, na paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, localizada na Rua Barão, 807, Praça Seca, com representantes de paróquias e movimentos dos vicariatos suburbano, oeste, jacarepaguá e leopoldina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário