quarta-feira, 2 de junho de 2010

Hora Santa com os Movimentos Leigos



Encerrando o penúltimo dia da 84ª Semana Eucarística, que acontece no Santuário Nacional da Adoração Perpétua, Igreja de Sant´Ana, os Movimentos Leigos realizaram sua Hora Santa às 20h, que foi oficiada pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese responsável pelos movimentos, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, e também teve a participação do Vigário Episcopal Urbano e pároco de Sant´Ana, Padre José Laudares. Representantes de vários movimentos como Cursilhos da Cristandade, Focolares, Neo-Catecumenato, Oficinas de Oração e Vida, Grupo Canção Nova e Movimento Vida Cristã, entre outros, se reuniram para adorar Jesus Sacramentado.

Dom Antonio Augusto fez uma comparação entre o momento de adoração com um poeta que recita sua mais bela poesia. É nesse momento que conseguimos entrar na intimidade de Cristo, que está exposto em sua divindade há 84 anos ininterruptos. Ele chamou a atenção para o fato de muitas pessoas que vêem Cristo na Eucaristia, mas podem não exergá-lo, assim como podemos escutar o poeta sem não compreender o que ele diz. Ele usou de exemplo Tomé, que apesar de escutar várias vezes do próprio Jesus como chegar ao Pai, ainda assim ele dizia não saber o caminho:

- Ouviu o Rei, mas não escutou... viu, mas não enxergou.

Continuando seu momento de reflexão, Dom Antonio Augusto reforçou para que sejamos homens e mulheres comprometidos com Cristo, que não apenas rezemos, mas que também enxerguemos e entremos no coração de Jesus. Ele também fez uma releitura dos vários degraus alcançados durante a Semana Eucarística.

O primeiro ponto foi que Cristo deseja que vivamos em comunidade que, apesar de hoje estar muito desgastado pelo seu uso comum, tem em seu sentido original a ideia de criar uma unidade entre as pessoas, “Cristo quer que vivamos unidos”.



Depois, Dom Antonio Augusto destacou a necessidade de se recuperar o sentido sagrado da Liturgia. E convocou a todos os presentes: “Essa é uma missão dos leigos”. E o sentido sagrado da Liturgia passa pelo sacerdote. Devemos proteger os sacerdotes, pois eles não são somente os presidentes das celebrações, mais do que isso, eles são o próprio Cristo.

- Amar o sacerdócio, rezando pelo sacerdote, ensinou.

O silêncio é outro valor que precisa ser resgatado. O silêncio, em momentos próprios da missa, representa a sagralidade da liturgia. O silêncio nos ajuda a rezar e é necessário aprender a rezar para encontrar Jesus. “Não devemos achar que sabemos rezar”. Dom Antonio Augusto lembrou que Santa Teresa D´Ávila, certa vez, ao se deparar com um crucifixo em tamanho natural se prostrou e pediu a graça de se converter pois apesar de passar 15 anos em um convento ainda não tinha aprendido a rezar.

- Em vários momentos de sua vida, Cristo aparece rezando, disse.

O terceiro momento é encontrar Jesus no irmão. “Como é possível estarmos juntos de Cristo, se não prestamos atenção na necessidade de nosso irmão?”. Ele ressaltou a importância de vermos as pessoas enxergando seu interior e destacou o Documento de Aparecida que convoca a todos para se tornarem discípulos e missionários:

- Se não anunciarmos Cristo diariamente, esse foi um dia vazio.

Para finalizar, Dom Antonio Augusto afirmou que no coração de Cristo existe uma vontade: aquele que quiser segui-lo, pegue sua cruz e siga-o. E seguir a Jesus de verdade quer dizer acompanhá-lo até o calvário:

- Esses são os degraus até chegar ao íntimo do coração de Cristo, concluiu.


Maria das Dores, de 74 anos e participante do movimento Oficina de Oração e Vida partilhou toda a emoção e importância de adoração ao Santíssimo Sacramento:

- Esse ambiente nos leva a sentir uma renovação profunda de nossa fé na eucaristia.

Nessa quarta-feira, dia 2 de junho, último dia da Semana Eucarística, estão programadas as Horas Santas com o Vicariato Episcopal para a Comunicação Social, às 10h, dos Círculos Bíblicos, às 15h, e, encerrando, do Vicariato para a Caridade Social, às 20h.

E na quinta-feira, 3 de junho, participe da Solenidade de Corpus Christi, às 10h, na Igreja de Sant´Ana solene concelebração eucarística presidida por Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, e da Procissão de Corpus Christi, saindo da Igreja da Candelária, às 16h, em direção à Catedral de São Sebastião. Aqueles que puderem levar 1kg de alimento não perecível para ser doado durante a procissão.

Fotos da Hora Santa:
Comunhão





Adoração






Benção do Santíssimo





Padre José Laudares com Dom Antonio Augusto


Proclamação do Evangelho




Leitores representantes dos movimentos













Cantores


Assembleia





Nenhum comentário: