quarta-feira, 30 de junho de 2010

Uma manhã abençoada: Cristo Redentor é reinaugurado

Leanna Scal, do Portal da Arquidiocese

Com uma bela manhã ensolarada, típica do Rio de Janeiro, foi entregue de volta à Cidade o seu maior símbolo e protetor: o Cristo Redentor. Após quatro meses de restauração, no dia 30 de junho, a Arquidiocese do Rio junto com a Vale encerraram oficialmente as obras e realizaram uma solenidade aos pés do Cristo para comemorar a data.

Às 6 horas da manhã foi realizada uma Alvorada, com a presença do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. Já às 9h30m, foi feita uma coletiva com a imprensa, da qual participaram o Reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, a arquiteta Márcia Braga, o engenheio Clézio Dutra, o responsável pelo Parque Nacional da Tijuca, Bernardo Hissa, o diretor da Vale, Fabio Spina e ainda a secretária de turismo do Governo do Estado, Márcia Lins.

Todos demonstraram uma grande alegria em realizar esse trabalho conjunto de restauração do Monumento. Mesmo com todas as dificuldades de infra-estrutura e ainda o incidente das chuvas no mês de abril, que atingiram a Cidade enquanto as obras aconteciam, a Arquiteta Márcia Braga está muito satisfeita com o resultado. Os visitantes concordam.

- Ficou muito bonito, parece que o Cristo está cada vez mais de braços abertos para nós, disse a carioca Tereza Souza, que costuma participar das missas dominicais no Monumento.

Durante as entrevistas, o Padre Omar Raposo falou sobre a preparação para o aniversário do Monumento, que no dia 12 de outubro completará 79 anos. Segundo ele, nesta data começará um grande projeto para a comemoração dos 80 anos.

- O ponto de partida era a restauração do Monumento. Agora, estamos preparando muitas comemorações. Teremos vários segmentos da sociedade fazendo suas homenagens. Pessoas ligadas ao esporte, pessoas do mundo artístico, para que o carioca tenha o olhar voltado para o Cristo Redentor, disse o Padre.


Em seguida, o Secretário Geral da CNBB e Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio, Dom Dimas Lara Barbosa, presidiu a Celebração Eucarística em Ação de Graças ao Monumento do Cristo Redentor e por todos aqueles que trabalharam para que essa obra acontecesse.

- Como é bonito ver que o talento do ser humano se alia à beleza da própria criação, para nos oferecer um Monumento singular de arte e de fé, destacou o Bispo.

Ainda durante a manhã, o Arcebispo do Rio de Janeiro realizou a Oração do Ângelus. Estavam presentes pessoas que participaram direta e indiretamente da restauração do Cristo, autoridades eclesiais e políticas. Havia ainda visitantes que ouviam atentamente as palavras do Arcebispo.

- Aqui é um Santuário Arquidiocesano, lugar de peregrinação, oração, onde as pessoas vêm não apenas para ver a beleza do Rio, mas também para rezar. O Cristo, neste Monumento, recorda para as pessoas o Cristo vivo. Logo, a restauração do Monumento recorda a necessidade da restauração da pessoa. Assim como o Cristo, a sociedade precisa estar cada vez mais bela e restaurada, afirmou Dom Orani.

Ao final, o Arcebispo abençoou todos os presentes com Água Benta ao som da música “Jesus Cristo” cantada pelo Padre Omar. As bençãos no Corcovado continuarão durante todo o dia. E à noite, o Monumento receberá uma iluminação especial, em verde e amarelo que permanecerá durante uma semana iluminando a cidade.

*Fotos: Gustavo de Oliveira

Nenhum comentário: