Nice Affonso, do Portal da Arquidiocese
A Festa de Sant´Ana, cuja memória litúrgica se celebra em 26 de julho, este ano será comemorada no domingo anterior, dia 25, com uma carreata que tem por objetivo envolver toda a Arquidiocese na celebração daquela que é a segunda Padroeira da Cidade.
Após os festejos de São Sebastião e São Jorge, que mobilizaram de forma especial a devoção popular dos cariocas, a ocasião, de acordo com o Vigário Episcopal do Vicariato Urbano, Padre José Laudares, pretende unir os fieis em torno de Sant´Ana, que, juntamente com São Joaquim, intercede pelas famílias.
— Para essa carreata eu convidei, de um modo todo especial, a Pastoral da Família. E o grupo que está mais envolvido na organização da carreata, na participação, é o grupo da Aliança de Casais com Cristo, de toda a Arquidiocese do Rio. Eles aderiram com muita alegria a esse projeto e virão de todas as paróquias para estarem conosco.
A carreata sairá da Igreja de Sant´Ana de Campo Grande (Estrada do Mendanha, 208), às 14h, e seguirá pela Avenida Brasil até a do Centro (Av. Cardeal Dom Sebastião Leme, 11), com previsão de chegada às 16h.
— A ideia é que das Paróquias que estão nessa mediação, ao logo de toda a Avenida Brasil, como acontece no Tarde com Maria, as pessoas possam ir se juntando com os próprios carros, para chegarmos juntos lá na praça, em frente à Igreja de Santana, onde Dom Orani dará a benção, acolhendo a todos, para, em seguida, acontecer a missa campal, explicou Padre Laudares.
Sant`Ana é considerada a Padroeira das avós, por ser avó de Jesus. Ela não é mencionada na Sagrada Escritura. Apareceu na tradição oficial da Igreja através do chamado Evangelho de Tiago, depois considerado apócrifo, mas permaneceu na tradição oral.
— O que nós conhecemos é que Santana e São Joaquim moravam em Jerusalém, bem próximo do templo. E também que eles não tinham filhos. Só com a idade avançada foi que eles tiveram Maria, a única filha. A grande tradição fala que eram um casal muito piedoso e que eles sabiam que Maria tinha uma coisa de especial, contou Padre Laudares.
A imagem da Santa, representada com a Bíblia na mão junto da filha adolescente, remonta o que ensina a tradição com relação a ela ser uma pessoa piedosa e conhecedora do Antigo Testamento, sendo, assim, aquela que preparou Maria para ser a mãe de Jesus. Além de Padroeira das avós, Sant´Ana também foi escolhida pelos universitários como intercessora, para prestar-lhes auxílio nos estudos, e também pelos catequistas, porque soube usar da Palavra de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário