quarta-feira, 28 de julho de 2010

Juventude organiza vigília para pedir paz para o Rio

Por Nice Affonso, do Portal da Arquidiocese

No dia 14 de agosto, a partir das 21h, o Setor Juventude da Arquidiocese do Rio estará reunido na Catedral Metropolitana para uma noite de oração. A Vigília, que seguirá até às 9h do dia 15, contará com a animação de um show e momentos fortes de intercessão durante a Missa, a procissão luminosa, a adoração ao Santíssimo Sacramento, as laudes cantadas e a caminhada até a Candelária, para um abraço simbólico que peça paz para a Cidade.

“Para que todos sejam um” é o tema escolhido para esta vigília, que marca o segundo grande encontro do Setor Juventude da Arquidiocese, que tem por objetivo buscar a unidade entre as diversas expressões que trabalham com a evangelização dos jovens. O primeiro momento foi no dia 27 de março, quando cerca de 20 mil jovens se reuniram em frente à Catedral Metropolitana para darem testemunho da sua fé pelas ruas do Centro do Rio, em procissão rumo ao Largo da Carioca. O evento celebrou o 25º Dia Mundial da Juventude (DMJ) e anunciou o desejo da Cidade de sediar a Jornada Mundial (JMJ) de 2014.

Será a Banda Bom Pastor que animará a noite de oração. O Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, vai presidir a Santa Missa, que terá início às 22h30min. À meia-noite começará a procissão luminosa, presidida pelo Bispo Auxiliar Dom Antônio Augusto. Os movimentos jovens, com velas acesas e rezando o terço, vão seguir pelas ruas do Centro, levando faixas e estandartes que expressem a fé da juventude católica. Após o retorno da procissão para a Catedral, os missionários da Comunidade Shalom vão dar início à adoração ao Santíssimo Sacramento. Haverá momento para testemunhos e às 5h30min as laudes serão cantadas. Às 6h30 os participantes, acompanhados por um carro de som, seguirão em caminhada até a Candelária, onde os jovens farão um ato público em defesa da paz e o Arcebispo conduzirá o encerramento.

— Está havendo, em âmbito nacional, uma marcha contra o extermínio de jovens, e aqui, no Rio de Janeiro, bem na Candelária, houve uma grande chacina há 17 anos atrás. Nós, jovens, como Igreja, precisamos assumir sempre o papel de promotores da paz, levando a paz à sociedade, expressou o Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Juventude, Thiago de França.

Durante o evento haverá um espaço onde cada expressão de juventude poderá montar uma tenda para a venda de alimentos e materiais de evangelização, com o objetivo de arrecadar fundos para que mais jovens possam ir à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2011, em Madri.

* Foto: Carlos Moioli

Nenhum comentário: