A Semana Nacional da Família (SNF) é hoje uma realidade em todo o Brasil. Teve início em 1993, sob o incentivo e coordenação do Setor família e Vida da CNBB, hoje Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família - CNBB. Numa escuta às bases constatou-se um grande descontentamento, inquietação e desejo de se fazer alguma coisa em defesa e promoção da família, cujos valores têm sido agredidos sistematicamente por alguns setores da conjuntura internacional, principalmente dos Meios de Comunicação Social. Escolheuse, para isso, a Semana seguinte ao Dia dos Pais, no mês de Agosto, por ser o mês vocacional. A família não é apenas a mais antiga instituição humana, mas é a mais preciosa que existe para cada ser humano que a possui. É a maior perda para aqueles que dela ficaram privados. É para defender esse tesouro da humanidade que surgiu e ganha corpo a cada ano a Semana Nacional da Família (SNF).
O objetivo da Igreja, com essa prática, é mobilizar toda a sociedade brasileira, e de modo particular todo o mundo católico, no sentido de refletir, redescobrir e promover os verdadeiros valores humanos e cristãos da família, como o amor, a amizade, a partilha, a solidariedade, a justiça e a comunhão entre os homens.
Já se consolidando como tradição nas ações da Igreja, a Semana Nacional da Família acontece oficialmente na semana que segue ao “Dia dos Pais”, comemorado no segundo domingo de agosto.
Neste ano 2010, será comemorado, em âmbito nacional, nos dias 08 a 14 de agosto, com o tema central: FAMÍLIA, FORMADORA DE VALORES HUMANOS E CRISTÂOS. Tanto no âmbito paroquial quanto no (Arqui) Diocesano, é fundamental a articulação da Pastoral Familiar com as demais Pastorais, Movimentos, Serviços e Institutos Familiares (Pastoral Orgânica), para que a promoção da SEMANA NACIONAL DA FAMÌLIA seja realmente Universal e Participativa. A Pastoral Familiar, as Pastorais, os Movimentos, Serviços e Institutos Familiares são particularmente convocados a darem a sua contribuição e o seu testemunho de Igreja e de unidade em sintonia e parceria com a Comissão Episcopal Pastoral a Vida e a Família da CNBB.
Vamos fazer uma grande mobilização, utilizando-nos de todos os Meios de Comunicação disponíveis: avisos na Igreja após as celebrações, cartazes do “Hora da Família 2010” (já distribuídos aos Coordenadores (Arqui) Diocesanos, Vicariais, Decanatos, Regiões e Paroquiais), jornal paroquial, jornais da cidade, rádio e televisão, faixas, outdoors e sistemas de som volante ou fixo, convite por Email (lista de contatos), visitas domiciliares, estudos e palestras sobre os valores das famílias, etc. Vale a criatividade. O importante é fazer com que a notícia da celebração da Semana Nacional da Família chegue, realmente, a todas as famílias. Procurem com o Coordenador (Arqui) Diocesano ou paroquial da Pastoral Familiar da sua (Arqui) Diocese o livreto “Hora da Família” (R$ 2,00) que servirá de subsídio para a celebração da SNF.
Sagrada Família de Nazaré salvai nossas famílias!
Aloisio e Ilza Bohrer
Casal Coord. Regional da Pastoral Familiar - Leste 1
Nenhum comentário:
Postar um comentário