O Círio de Nazaré, considerado a maior procissão católica do mundo segundo estudiosos e pesquisadores, e que pode se tornar patrimônio imaterial da humanidade, irá mobilizar a Arquidiocese do Rio nos dias 20, 21 e 22 de agosto.
A expectativa pela realização do Círio já é grande entre os que participaram do primeiro evento, ocorrido na Cidade em 2009. Para corresponder ao que é esperado pelos fieis, a programação oficial começou a ser elaborada em reunião no Vicariato para a Comunicação Social, na Glória, na última segunda-feira, dia 26 de julho, sob a condução do Coordenador de Eventos de Massa da Arquidiocese do Rio, Padre Omar Raposo.
Segundo Padre Omar, o Círio, que tem sua espiritualidade própria e que possui grande importância religiosa, neste ano terá menor proporção em comparação ao anterior, mas a tradição e os momentos que envolvem a Festa de Devoção serão todos realizados.
A programação irá começar às 6h do dia 20 de agosto, com a chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré ao Rio de Janeiro, no Aeroporto do Galeão.
A imagem da Virgem de Nazaré passará por diversos locais, como a Paróquia Santa Rosa de Lima, na Barra da Tijuca, o Santuário da Penha, a Igreja Bom Jesus da Coluna, na Cidade Universitária, também a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz e, ao final do dia 21, a imagem estará na Igreja Nossa Senhora de Nazaré, em Anchieta, onde haverá vigília por toda a noite.
A Tradição da Corda acontecerá durante a caminhada da praia de Copacabana até o Leme, no dia 22, e também em Acari — local para onde está programada, ao final do dia, a festa de encerramento. A Igreja dos Capuchinhos e o Oratório da Feira de São Cristóvão são alguns dos locais que constam no roteiro.
Uma segunda reunião será feita na próxima terça-feira, 3 de agosto, para confirmar a programação e divulgá-la aos fieis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário