domingo, 1 de agosto de 2010
Paróquia Sagrada Família sob administração da Arquidiocese
A leitura do termo de posse como administrador paroquial do Padre Amarildo Blanc feita pelo Vigário Episcopal do Vicariato Urbano, Padre José Laudares, sss, durante a celebração eucarística de 9h de hoje, 1º de agosto, na Paróquia Sagrada Família, na Saúde, oficializou a transferência de responsabilidade da Congregaçao dos Padres Missionários da Sagrada Família para a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
A celebração foi presidida pelo Arcebispo Dom Orani que agradeceu pelos bons trabalhos feitos pelos Missionários durante o período de administração da Paróquia, criada em 01/01/1945 pelo então Arcebispo Dom Jayme de Barros Camara e desde então sob responsabilidade da Congregação. Nesses 65 anos passaram pela Paróquia da Sagrada Família 12 Párocos e 35 Vigários Paroquiais, sendo a primeira residência de todos os missionários que chegavam ao Rio de Janeiro oriundos da Alemanha, sede internacional da Congregação. Dom Orani também refletiu durante a homilia sobre a ganância e a violência causada na disputa pelo dinheiro e pelo poder.
- Toda a violência do mundo é causada pelos excessos na busca desenfreada pelo dinheiro, lembrou Dom Orani numa referência ao tema da Campanha da Fraternidade de 2010.
Ele ainda destacou que tudo o que foi construído pelos padres missionários fica para a Paróquia e toda a comunidade. Nada fica para o Padre, nem para a Congregação e nem para o Bispo. A única e mais importante coisa que a Congregação leva em sua saída é a alegria de ter servido ao povo de Deus:
- O bem que fizemos é o que permanece, finalizou.
Padre Arnaldo, pároco da Sagrada Família por 25 anos, muito emocionado, agradeceu a toda a comunidade por todo o período em que trabalhou e pela colaboração e amizade dos paroquianos. Ele ainda afirmou que embora esteja devolvendo a administração da Paróquia, a Congregação continua unida à Arquidiocese do Rio de Janeiro, já que continuará administrando duas paróquias na Ilha do Governador. Ele foi convidado por Dom Orani a vir celebrar seus 50 anos de ordenação sacerdotal, que acontece em 2011, na Paróquia.
Padre José Laudares também agradeceu ao Padre Arnaldo pela dedicação e cooperação nas atividades do Vicariato Urbano e deu as boas vindas ao novo administrador paroquial Padre Amarildo, desejando que ele seja bem acolhido e apoiado pela comunidade.
O Superior Provincial da Congregação dos Missionários da Sagrada Família, padre Elmar Sauer, lamentou ter que entregar a administração da Paróquia, mas informou ser necessário em virtude das novas áreas missionárias aliado a idade avançada dos padres e a pouca renovação de sacerdotes.
Ao término da celebração, os paroquianos ofereceram flores e uma lembrança a Dom Orani e a cada um dos padres concelebrantes e todos foram se despedir de Padre Arnaldo e cumprimentar o recém empossado padre Amarildo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário