

Quem vai para a Casa da Mãe não permanece apenas como um observador, participa do eterno mistério que ali quer encontrar', disse Dom Orani
28 de agosto de 2010
O Santuário Nacional acolheu neste sábado (27), a 21ª Peregrinação oficial da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Cerca de 40 mil pessoas participaram da programação preparada pela arquidiocese.
Segundo o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, peregrinar faz parte de várias tradições religiosas. Trata-se de uma partida para um lugar sagrado, que conta com a ação de Deus nesta caminhada.
Para Dom Orani, o significado mais importante de uma peregrinação não é o simples visitar um lugar de culto, mas o desejo de fazer uma experiência de Deus que nos acompanha em nossa caminhada.
“Nota-se como um dos aspectos peculiares da peregrinação, a busca mais profunda de valores, de reflexões pessoais. Está em jogo a ‘reevangelização’ dos que estão afastados da prática sacramental e da inserção comunitária”, disse o arcebispo.
A maioria dos romeiros que visitam a Casa da Mãe relata testemunhos de fé para aqueles que não participam da peregrinação por vários motivou, ou àqueles que se encontram afastados da Igreja.
Dom Orani disse que é muito importante fazer a peregrinação a Casa da Mãe Aparecida, pois embora Deus esteja em todos os lugares, o peregrino que vai para a “Casa da Mãe”, não permanece apenas como um observador, mas quer participar do eterno mistério que ali quer encontrar, e responde com a oração e adoração.
Um fato marcante para a Igreja Católica lembrada pelo arcebispo, é a grande peregrinação do Povo de Israel, do Egito para a terra prometida, com o objetivo de conseguir sua liberdade para adorar o seu Deus e viver segundo a Sua santa lei.
Abraão sai e anda pela mão de Deus, buscando a plenitude do encontro com seu Deus, o Senhor.
O livro do Gênesis nos narra esta peregrinação. Torna-se o caminho de fé para o encontro com Deus.
“A peregrinação assume, assim, uma dimensão superior. É um anseio pela busca do caminho espiritual, onde precisamos chegar, não só de forma material, concreta, mas na realidade do Espírito de Deus”, disse Dom Orani.
O arcebispo ainda reforçou que, peregrinar ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida é a grande adesão pública e solene do povo brasileiro.
“O povo que ama a Mãe de Jesus e quer seguir seu caminho para chegar até seu Filho. A Jesus por Maria: esse é o nosso propósito!”, enfatizou
Foto: Imprensa/ Santuário Nacional
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário