quinta-feira, 26 de agosto de 2010

PADRE BRASILEIRO NOMEADO CAPELÃO DO PAPA BENTO XVI

Portal da Arquidiocese - Da redação

O Cônego Sérgio Monteiro Saldanha, Pároco Emérito da Basílica Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Isabel, foi nomeado Capelão de sua Santidade, o Papa Bento XVI, em documento assinado no dia 4 de agosto.


Ele recebeu, na ocasião, o título de Monsenhor e, por parte da Igreja, o reconhecimento pela dedicação e pelos serviços prestados à comunidade durante os seus 51 anos de vida sacerdotal.

Monsenhor Sergio, internado há 3 semanas em um hospital particular do Rio de Janeiro e com previsão de alta para o próximo sábado, recebeu a notícia da nomeação na tarde desta quinta-feira, 26 de agosto, durante a visita do Arcebispo Dom Orani João Tempesta. De acordo com o administrador paroquial da Basília Nossa Senhora de Lourdes, Padre Valtemario Frazão, ele agradeceu, se emocionou muito e está bastante contente.

— É com muita alegria que recebemos a notícia da nomeação do então Cônego Sergio Saldanha para o título de Monsenhor Capelão do Santo Padre, o Papa. Um título que eu acredito que faz jus a todo o trabalho desenvolvido por ele, ao longo desses mais de 50 anos de ministério sacerdotal, inteiramente dedicado à comunidade paroquial de Nossa Senhora de Lourdes, contou o Padre Valtemario.

Monsenhor Sérgio nasceu em 4 de abril em 1925. Antes de estudar no Seminário Arquidiocesano de São José foi diplomado na Escola Comercial. Após completar sua formação no Seminário, recebeu o segundo grau da ordem em 29 de junho de 1959, no Dia de São Pedro e São Paulo, pela imposição das mãos do Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara, na Igreja de Nossa Senhora das Dores, no Rio Comprido.

Presidiu sua primeira celebração como sacerdote no dia 5 de julho, na Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, de onde foi nomeado Vigário Paroquial desde a ordenação até o ano de 1973, quando a assumiu como Pároco, no dia de seu aniversário. A nomeação foi feita pelo Cardeal Dom Eugenio de Araujo Sales, de quem, anos depois, pôde receber o título de Cônego Honorífico.

Nascido e criado no bairro de Vila Isabel, onde permanece até hoje, Monsenhor Sérgio foi batizado na Igreja de São José e Nossa Senhora das Dores, no Andaraí. A Primeira Comunhão aconteceu na Igreja de Nossa Senhora da Salette, no Catumbi. Ele vivenciou o crescimento na fé e os demais sacramentos, declarando também seu amor à Virgem Maria como congregado mariano, na mesma Paróquia da qual mais tarde se tornou Pároco.

Nenhum comentário: