sexta-feira, 15 de abril de 2011

DMJ marca um ano de trabalho do Setor Jovem

Texto: Nice Affonso, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Carlos Moioli


No próximo sábado, 16 de abril, a partir das 15h, o Dia Mundial da Juventude (DMJ) — também conhecido como Jornada Diocesana da Juventude — será comemorado na Arquidiocese do Rio de Janeiro. Abrindo a Semana Santa, os jovens testemunharão publicamente a sua fé, com a saída da Procissão de Ramos da estação do metrô Estácio seguindo em direção à Rua Alzira Brandão, onde haverá missa presidida pelo Arcebispo Dom Orani João Tempesta. A data marca o aniversário de um ano de existência do Setor Jovem, que tem animado os trabalhos juvenis da Igreja na Cidade.

— Queremos seguir Jesus e nele nos tornarmos força para a construção de um mundo de paz, fraternidade, solidariedade, justiça, amor e fé. (...) E, de modo especial, queremos levar Cristo ao jovem que está sofrendo, que está sem esperança, sem paz, sem fé – foi o compromisso assumido pelos integrantes do Setor Jovem, diante de 20 mil pessoas, no Largo da Carioca, na última jornada diocesana.

Para Thiago de França, que desde o lançamento do Setor Jovem acompanha o desenvolvimento dos trabalhos, a juventude do Rio de Janeiro hoje está bem mais articulada e em comunhão com a Igreja.

— As atividades realizadas e o crescimento espiritual, adquirido pela própria formação que temos recebido, com propostas de retiro e de celebração da fé, tem nos levado a uma formação integral que proporciona um crescimento progressivo, partilhou.


Em um ano de trabalho, o Setor Jovem reuniu gente de caminhada na Igreja e arrebanhou mais corações, por meio do seu trabalho de evangelização. Realizou, dentre tantas iniciativas, vigílias, ofereceu auxílio às vítimas do Morro do Bumba, em Niterói, após a tragédia ocorrida no local no ano passado, e também reuniu 2500 jovens para a celebração do Dia Nacional da Juventude (DNJ), na Cidade do Samba.

Para este encontro, cujo o tema é “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”, a expectativa da Arquidiocese é que haja uma participação ainda maior do que no ano anterior, já que, agora, os trabalhos estão bem mais estruturados. Para o responsável pelo Setor Jovem, Padre Renato Martins, esse encontro será uma grande oportunidade para a juventude carioca mostrar a sua força e entusiasmo cristão, mesmo diante dos desafios vividos.

- Esse é o dia em que nos reunimos em volta do nosso pastor, a exemplo dos jovens de Roma que se reúnem com o Papa. Vamos mostrar uma Igreja jovem, unida e articulada, explicou o sacerdote.


— Estou animada para participar. O que vivi no encontro do ano passado foi um incentivo para a minha caminhada de fé. Tomara que sábado chegue logo, desejou Ana da Silva, de 16 anos, da Paróquia Cristo Ressuscitado, em Padre Miguel.

A Jornada Diocesana da Juventude, que também testemunhará o desejo de apoio dos jovens à candidatura do Rio para sediar a Jornada Mundial da Juventude em 2013, promete bons momentos aos participantes, contando com a animação da Banda Novo Viver, durante a procissão, e com o show da Banda Frutos de Medjugorge, após a Missa.

Nenhum comentário: