sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Especial JMJ: Um lugar de encontro com Deus

Texto e fotos: Renata Rodrigues, do Jornal Testemunho de Fé, direto de Madri



Na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) por toda parte se sente fortemente a presença de Deus. Mas em Madri os peregrinos puderam viver essa experiência em um lindo parque, em contato com a natureza e em muita paz. Lá aconteceram, ao ar livre, a feira vocacional, Adoração ao Santíssimo Sacramento e a chamada Festa do Perdão, onde centenas de sacerdotes se revezaram para atender confissões.

O Parque do Retiro, localizado um pouco acima da Praça Cibeles - onde aconteceu o primeiro encontro com o Papa - era um dos únicos locais em que se podia fugir um pouco do agito das multidões que se cruzavam pelas ruas da capital espanhola. Durante todos os dias, os participantes puderam aproveitar a graça de receber os sacramentos.

Festa do Perdão

Todos os peregrinos que chegavam perto das centenas de confessionários montados pela organização recebiam um livreto para ajudar na preparação para o sacramento da penitência.

A língua não era uma barreira. Em cada uma das instalações, uma plaquinha indicava em que língua estava sendo ministrada a confissão.


Um dos que se voluntariaram para as confissões em língua portuguesa, Padre Miguel Cabral, de Lisboa, tem apenas um ano de sacerdócio. Antes de responder a esse chamado ele havia exercido por anos a profissão de médico oncologista. Padre Cabral veio com um grupo de jovens de sua diocese e disse que como tinha um tempo livre na parte da tarde, resolveu, em vez de dedicá-lo ao turismo, atender confissões. Sua primeira jornada foi há 20 anos, em Santiago de Compostela.

- Muitos pessoas vieram procurar o perdão de Deus. Sentiam-se tristes, carregadas. Alguns se confessaram depois de muitos anos, disse o Sacerdote.

Padre Cabral lembrou ainda o sentido da JMJ e que mesmo sem ser um cantor ou algo parecido, os jovens vêm ao encontro de um senhor de 84 anos, que é Vigário de Cristo na terra:

- Não é um artista de rock e sim alguém que fala e pede aos jovens coisas exigentes. Mas ao mesmo tempo penso que não há ninguém no mundo que atraia tanto jovens. Ele fala de amor, pureza, esperança, disse.

Feira Vocacional

A poucos metros de onde estavam acontecendo as confissões foram montados os quiosques com representações de congregações e comunidades de todas as partes do mundo. Entre eles, estavam brasileiros da Comunidade Shalom e do Instituto Hesed.

- Muitos jovens estão procurando o Instituto, especialmente atraídos pela música da Irmã Kelly Patricia. Como ela está cantando em inglês, em espanhol, se impressionam com a música, disse o Irmão Emanuel, que estava servindo no estande da comunidade.

- Este é um local de grande movimento. As pessoas vão parando, visitando os estandes. Muitos vêm até nós também curiosos por causa do nome da comunidade, disse Laura Cristina, da Comunidade Shalom, que veio para a JMJ com uma delegação de 440 pessoas.

Nenhum comentário: