quarta-feira, 28 de setembro de 2011

“João Paulo II: Cartas e Documentos”

Texto e fotos: Raphael Freire, do Portal da Arquidiocese do Rio

No dia 28 de setembro, o Centro de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – através do Programa de Estudos da Religião (PROEPER) — e a Pastoral Universitária Católica realizaram, na Capela Ecumênica da Universidade, a abertura do seminário “João Paulo II: Cartas e Documentos”.

A Magnífica Reitora em exercício, Maria Christina Maioli, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, e as Coordenadoras do PROEPER, professoras Edna Maria dos Santos e Telma Rosina Simoni da Gama, fizeram parte da mesa de abertura e acolheram os padres, diáconos, professores e alunos que participaram do evento.

Para Dom Orani, a iniciativa da Universidade Pública de promover e organizar um encontro para que os universitários e os interessados possam refletir sobre a obra do Beato João Paulo II demonstra o verdadeiro significado de um país laico.

- Essa iniciativa é uma demonstração daquilo que significa um país laico. Uma Universidade Estadual que tem um espaço ecumênico, que todas as religiões podem utilizar. Esse seminário é um momento de demonstrar alguns pensamentos do Papa João Paulo II aos alunos da UERJ, já que 44% deles se declaram católicos, além de proporcionar a eles e aos interessados a discussão de alguns escritos do Beato que chamou a atenção do mundo pelo seu trabalho e por sua missão, vendo as contribuições desse católico para a sociedade, afirmou Dom Orani.

Ainda de acordo com o Arcebispo, a juventude sadia que o Papa João Paulo II teve em sua vida muito contribuiu para o cumprimento de sua Missão Evangelizadora.

- Todo o cristão tem que ser comunicador, já que Jesus deixou a Missão para nós do “Ide e anunciai o Evangelho” tanto pelo testemunho, quanto pelas palavras. Porém não há dúvida de que, conforme o cargo que a pessoa exerce, ela tem uma Missão de comunicar ainda mais e, além disso, como o Papa João Paulo II em sua juventude foi ator de teatro e trabalhou em universidades, ele já tinha essa facilidade, juntamente com a comunicação do Evangelho, de poder chegar ao coração das pessoas pela suas palavras, presença e simpatia, exercendo, assim, bem a sua Missão de comunicador do Evangelho, disse.


Segundo a Coordenadora do PROEPER, Professora Doutora Edna Maria dos Santos, dentre os muitos encontros e eventos já realizados pelo programa, esse é o primeiro voltado para a Igreja Católica. Para ela, muitos foram os Papas que marcaram a história da Igreja Católica, mas João Paulo II foi o mais destacado entre os alunos.

- A figura dentro da Igreja Católica que mexeu não só com os alunos da UERJ, mas com pessoas de fora também foi o Beato João Paulo II. Além de ser um Papa muito humano, a importância de suas cartas nos levou a organizar esse encontro para aprofundar mais e refletir sobre os documentos e as cartas do Beato. Muitos Papas, ao longo da história da Igreja, marcaram essa instituição religiosa e creio que o Papa João XXIII marcou muito, numa época difícil para o mundo, mas João Paulo II é outra figura emblemática, não só como comunicador, mas como um Papa muito preocupado com as questões sociais e espirituais, tendo, até hoje, mesmo depois de sua morte, um carisma muito grande, disse a Professora Edna Maria.

Pela manhã, o Professor Padre Gilberto Angelozzi falou sobre “João Paulo II – Personalidade do século XX”. Logo após, a “Carta de João Paulo II às Mulheres” foi analisada pela Professora Doutora Edna Maria dos Santos. Dois vídeos que mostravam um pouco da trajetória do Beato também foram apresentados e, para encerrar o ciclo de conferências da manhã, o Professor Padre Paulo Romão apresentou a “Encíclica Fides Et Ratio”.

Nenhum comentário: