segunda-feira, 31 de outubro de 2011
Celebração Eucarística pela Vida
A organização pede para que os participantes levem uma vela para o momento da renovação das promessas do batismo.
A Igreja de Sant’Ana fica na Praça Cardeal Leme, 11 – Centro. Informações pelo telefone 2224-0710.
JUBILEU DE PRATA SACERDOTAL PADRE DIVINO ALVES PEREIRA DA SILVA
MISSA DE FINADOS NO SANTUÁRIO SANTA EDWIGES
domingo, 30 de outubro de 2011
Procissão encerra os festejos de São Crispim e São Crispiniano
sábado, 29 de outubro de 2011
Missas de Finados na Capela do Menino Deus
A Igreja fica na Rua do Riachuelo, 75, Centro.
http://capeladomeninodeus.blogspot.com/
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
terça-feira, 25 de outubro de 2011
DOM NELSON FRANCELINO CELEBRA SÃO CRISPIM E SÃO CRISPINIANO
Na noite desta terça-feira, dia 25 de Outubro, o bispo auxiliar de nossa arquidiocese Dom Nelson Francelino presidiu a celebração eucarística pelos mártires São Crispim e São Crispiniano. Concelebraram o capelão da Irmandade Padre Luiz Roberto Gomes Martins e o Vigário Paroquial do Santuário de Fátima, Padre João de Bona.
Em sua homilia Dom Nelson saudou os padres presentes e toda irmandade. O bispo ressaltou que a vida Cristã não é uma vida de ilusão: a cruz, a dor, o sofrimento, fazem parte da nossa vida. Vivemos cada momento sabendo que Deus nos acompanha, mesmo quando os sofrimentos aparecem. A vida Cristã não é facil. Vivemos numa cidade com diversas complexidades: medo da violência, injustiça, momentos de tristeza e abandono, nos precipitando a abandonar da nossa religião e a desviar dos caminhos de Deus. Assim foi a vida de São Crispim e São Crispiniano: desviando das dificuldades e perseguições, preferiram a morte a renegar a fé. O cristianismo se encontra na cruz de Cristo. Somos convidados a carregar nossa cruz, pois toda cruz é passageira. Como a noite que termina com o nascer do sol, assim nossas dificuldades também cessarão. E para ultrapassar todos os nossos obstáculos temos a intercessão dos nossos padroeiros.
No final da Missa, o grupo folclórico português “Sertões das Aldeias”, da paróquia Santo Antonio dos Pobres, fez uma belíssima apresentação para Dom Nelson e a comunidade.
São Crispim e São Crispiniano nasceram em Roma e foram martirizados no dia 25 de Outubro do ano 287 da era cristã, na cidade de Soiassons, na França. Embora de descendência nobre, ganhavam o pão como humildes operários: durante o dia eram missionários chefiados para evangelizar na França. A noite, trabalhavam como sapateiro e correeiros (quem faz correia). Foram martirizados após tentativa de fazê-los abandonar sua crença.
Pela construção de um Setor Familiar

Durante o período da manhã, o Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro e Animador da Pastoral Familiar, Dom Antonio Augusto, realizou uma palestra falando sobre o tema do congresso e, logo após, foi lançado o Projeto Arquidiocesano para o Setor Pós-Matrimonial, sugerido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Segundo Dom Antonio, cada vez mais as pastorais e movimentos que trabalham com as famílias devem se espelhar na união da Santíssima Trindade e buscar a unidade entre si.
— O Catecismo da Igreja Católica ensina nos números 257 e 258 que o Filho e o Espírito sempre agem juntos porque, com o Pai, realizam uma obra comum. A Igreja é união, comunhão de vida e de amor. A família que espelha a Igreja deve viver essa mesma comunhão de vida e amor, e nós só conseguiremos viver integralmente essa comunhão quando nós, que trabalhamos nas pastorais e movimentos familiares, nos unirmos, afirmou Dom Antonio.
|
— O projeto abrange diversas iniciativas de atuação da Pastoral Familiar e dos Movimentos Familiares com casais e famílias. Recém casados, sogros e sogras, pais da Iniciação Cristã de crianças, adolescentes e jovens, santificação de união, encontro “Igreja Doméstica”, entre outros, explicou o casal Telma e Iracy Faria, durante a apresentação.
A Pastoral Familiar já havia lançado outro projeto no ano de 2009, voltado para o Setor Pré-Matrimonial. Em 2010, trabalhos foram realizados dando ênfase ao Setor Casos Especiais. E visando a construção do Setor Familiar, o próximo ano será trabalhada a Comunhão entre todos os movimentos familiares como: Encontro de Casais com Cristo (ECC), Aliança de Casais com Cristo (ACC), Equipes de Nossa Senhora, Movimento Familiar Cristão (MFC), Setor Família da Renovação Carismática e Encontro Matrimonial Mundial (EMM).
|
Mais informações: www.pastoralfamiliarrj.blogspot.com
XX Congresso Arquidiocesano da Pastoral Familiar



segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Santuário Santa Edwiges encerra sua festa.
Saída da procissão de Santa Edwiges |
Dom Edson de Castro Homem |
Devotos conduzem o andor |
Santa Edwiges em seu andor |
Inicio da procissão |
Dom Edson, ladeado pelos candidatos ao diaconato |
Momento de comunhão durante missa de cura |
Dom Edson, encerrando a festa |
Procissão de Santa Edwiges, a frente Pe Helenes |
Chegada de Dom Edson ao Santuário após a procissão |
Missa de cura antes da procissão |