segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Celebração Eucarística pela Vida

A Igreja de Sant’Ana vai realizar, no dia 5 de novembro, a partir das 8h, o encontro “Escolhe, pois, a Vida” (Deut 30,19). Confissões, Via Sacra e Adoração ao Santíssimo Sacramento serão realizados no evento. Às 10h, uma oração penitencial será ministrada, seguida de Missa pela Vida, presidida pelo Vigário Episcopal do Urbano e Pároco local, Padre José Laudares.

A organização pede para que os participantes levem uma vela para o momento da renovação das promessas do batismo.

A Igreja de Sant’Ana fica na Praça Cardeal Leme, 11 – Centro. Informações pelo telefone 2224-0710.

Vídeo - Procissão dos Santos Crispim e Crispiniano no Centro

JUBILEU DE PRATA SACERDOTAL PADRE DIVINO ALVES PEREIRA DA SILVA





O Santuário Santa Edwiges, situado a Rua Fonseca Teles, 109 no bairro de São Cristovão, tem a alegria de convidar todo o Povo de Deus, para participar da Missa Solene de Jubileu de Prata  Sacerdotal do nosso querido Reitor Padre Divino Alves Pereira da Silva.
A Santa missa será hoje  dia 05 de novembro (sábado) ás 18h30 e será presidida pelo nosso Arcebispo Dom Orani João Tempesta, O.cist., com presença dos bispos auxiliares Dom Pedro Cunha e Dom Edson Homem, sacerdotes e diáconos.
Venha agradecer a Deus pelos 25 anos de vida sacerdotal de nosso querido reitor.

Obs. Os senhores sacerdotes que quiserem concelebrar, paramentos  cor branca.
Favor confirmar no Santuário a presença com antecedência pelos telefones: 2580-6992 ou 2589-4851

MISSA DE FINADOS NO SANTUÁRIO SANTA EDWIGES

Dia 02 de novembro, toda a Igreja celebra a memória dos fiéis defuntos.
Teremos missas em nosso Santuário nos seguintes horários:  7:30 e ás 18:30
Venham participar conosco deste momento de fé, oração e 
celebremos a memória dos nossos irmãos que já nos precederam na eternidade com alegria e saudades, nunca com tristeza, pois eles vivem em Deus e intercede por cada um de nós.
O Santuário Santa Edwiges, se localiza na Rua Fonseca Teles, 109 no bairro de São Cristovão,próximo a Quinta da Boa Vista.

domingo, 30 de outubro de 2011

Procissão encerra os festejos de São Crispim e São Crispiniano

No último domingo, 30 de outubro, as 18h, a Venerável Irmandade dos Mártires São Crispim e São Crispiniano juntamente com toda a comunidade saiu em procissão pelas ruas do Centro do Rio marcando o último dia das festividades aos santos padroeiros. Pouco antes, foi encenada pelo Grupo Jovem da Igreja, a vida dos irmãos de origem romana que passavam seus dias anunciando o evangelho de Cristo entre seu povo e a noite no ofício de sapateiro. Crispim e Crispiniano foram perseguidos, presos, torturados e mortos em virtude da fé cristã que carregavam.

Como ocorre tradicionalmente todos os anos, a Banda Portugal esteve presente para abrilhantar a procissão que saiu da igreja na Rua Carlos Sampaio, percorreu o Bairro de Fátima e as Ruas do Riachuelo, Inválidos, Resende, Ubaldino, Mém de Sá e Tadeu Kosciusko. A procissão parou por dois momentos: na Capela Nossa Senhora de Fátima onde foram proclamados cânticos marianos e no Hospital do Câncer na Praça Cruz Vermelha onde os fiéis ficaram parados com as mãos estendidas em direção ao hospital e cantando músicas de cura.

Nem a chuva que ameaçou cair e o forte vento desanimaram a caminhada dos fiéis. Muitos deles frequentam outras comunidades próximas como Nossa Senhora de Fátima, Menino Deus, Santo Antônio e Santa Teresa. Três veículos levavam as imagens em procissão. O primeiro de São Frei Galvão, o segundo de Nossa Senhora de Fátima, e o último dos santos padroeiros.
No retorno à Igreja, foi celebrada pelo capelão da Irmandade, Padre Luís Roberto, a Missa de Encerramento dos Festejos. Em sua homilia, Padre Luís lembrou a trajetória na vida dos santos, agradeceu a visita do Bispo Auxiliar Dom Nelson Francelino no último dia 25, e agradeceu a toda comunidade e em especial todos aqueles que colaboraram ativamente dos festejos dos santos Crispim e Crispiniano.


Colaboração: Ariel Carvalho e Crislane Peres

sábado, 29 de outubro de 2011

Missas de Finados na Capela do Menino Deus

Esse ano haverão duas Missas no dia de Finados na próxima quarta-feira 02 der novembro, na Capela do Menino Deus que serão celebradas por padre Eduardo Braga às 9h e às 10h da manhã.

As Missas serão Comunitária às Almas. As intenções estão sendo marcadas na Sacristia da Capela.


A Igreja fica na Rua do Riachuelo, 75, Centro.
http://capeladomeninodeus.blogspot.com/

O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.
É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.
Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava. Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos. Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos". O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

DOM NELSON FRANCELINO CELEBRA SÃO CRISPIM E SÃO CRISPINIANO

Na noite desta terça-feira, dia 25 de Outubro, o bispo auxiliar de nossa arquidiocese Dom Nelson Francelino presidiu a celebração eucarística pelos mártires São Crispim e São Crispiniano. Concelebraram o capelão da Irmandade Padre Luiz Roberto Gomes Martins e o Vigário Paroquial do Santuário de Fátima, Padre João de Bona.

Em sua homilia Dom Nelson saudou os padres presentes e toda irmandade. O bispo ressaltou que a vida Cristã não é uma vida de ilusão: a cruz, a dor, o sofrimento, fazem parte da nossa vida. Vivemos cada momento sabendo que Deus nos acompanha, mesmo quando os sofrimentos aparecem. A vida Cristã não é facil. Vivemos numa cidade com diversas complexidades: medo da violência, injustiça, momentos de tristeza e abandono, nos precipitando a abandonar da nossa religião e a desviar dos caminhos de Deus. Assim foi a vida de São Crispim e São Crispiniano: desviando das dificuldades e perseguições, preferiram a morte a renegar a fé. O cristianismo se encontra na cruz de Cristo. Somos convidados a carregar nossa cruz, pois toda cruz é passageira. Como a noite que termina com o nascer do sol, assim nossas dificuldades também cessarão. E para ultrapassar todos os nossos obstáculos temos a intercessão dos nossos padroeiros.

No final da Missa, o grupo folclórico português “Sertões das Aldeias”, da paróquia Santo Antonio dos Pobres, fez uma belíssima apresentação para Dom Nelson e a comunidade.

São Crispim e São Crispiniano nasceram em Roma e foram martirizados no dia 25 de Outubro do ano 287 da era cristã, na cidade de Soiassons, na França. Embora de descendência nobre, ganhavam o pão como humildes operários: durante o dia eram missionários chefiados para evangelizar na França. A noite, trabalhavam como sapateiro e correeiros (quem faz correia). Foram martirizados após tentativa de fazê-los abandonar sua crença.
























Pela construção de um Setor Familiar

Texto e fotos: Raphael Freire, do Portal da Arquidiocese do Rio

No último sábado, dia 22 de outubro, a Arquidiocese do Rio de Janeiro realizou o XX Congresso Arquidiocesano da Pastoral Familiar. Com o tema "Setor Pós-Matrimonial: unidade da Pastoral Familiar e dos Movimentos Familiares", o evento reuniu diversos grupos que trabalham com casais e famílias na Arquidiocese.

Durante o período da manhã, o Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro e Animador da Pastoral Familiar, Dom Antonio Augusto, realizou uma palestra falando sobre o tema do congresso e, logo após, foi lançado o Projeto Arquidiocesano para o Setor Pós-Matrimonial, sugerido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Segundo Dom Antonio, cada vez mais as pastorais e movimentos que trabalham com as famílias devem se espelhar na união da Santíssima Trindade e buscar a unidade entre si.

— O Catecismo da Igreja Católica ensina nos números 257 e 258 que o Filho e o Espírito sempre agem juntos porque, com o Pai, realizam uma obra comum. A Igreja é união, comunhão de vida e de amor. A família que espelha a Igreja deve viver essa mesma comunhão de vida e amor, e nós só conseguiremos viver integralmente essa comunhão quando nós, que trabalhamos nas pastorais e movimentos familiares, nos unirmos, afirmou Dom Antonio.
O Projeto para o Setor Pós-Matrimonial foi apresentado pelo casal de Assessores Arquidiocesanos, Telma e Iracy Faria, que juntos realizaram diversas atividades e pesquisas de campo para a construção do subsídio. Com 117 páginas, o projeto traz não só questões ligadas aos objetivos do setor, mas também orientações de como se fazer um planejamento familiar, como cuidar do ensino religioso dos filhos em escolas públicas, dinâmicas e palestras realizadas por Dom Antonio Augusto e pelo Bispo da Diocese de Londrina, Dom Orlando Brandes.

— O projeto abrange diversas iniciativas de atuação da Pastoral Familiar e dos Movimentos Familiares com casais e famílias. Recém casados, sogros e sogras, pais da Iniciação Cristã de crianças, adolescentes e jovens, santificação de união, encontro “Igreja Doméstica”, entre outros, explicou o casal Telma e Iracy Faria, durante a apresentação.

A Pastoral Familiar já havia lançado outro projeto no ano de 2009, voltado para o Setor Pré-Matrimonial. Em 2010, trabalhos foram realizados dando ênfase ao Setor Casos Especiais. E visando a construção do Setor Familiar, o próximo ano será trabalhada a Comunhão entre todos os movimentos familiares como: Encontro de Casais com Cristo (ECC), Aliança de Casais com Cristo (ACC), Equipes de Nossa Senhora, Movimento Familiar Cristão (MFC), Setor Família da Renovação Carismática e Encontro Matrimonial Mundial (EMM).
Já no período da tarde, grupos de reflexão discutiram sobre a integração dos Movimentos com a Pastoral Familiar e o calendário de trabalho para o ano de 2012 foi apresentado. O XX Congresso Arquidiocesano da Pastoral Familiar foi encerrado com a Missa presidida por Dom Antônio Augusto.

Mais informações: www.pastoralfamiliarrj.blogspot.com

XX Congresso Arquidiocesano da Pastoral Familiar

Colaboração e fotos: Luiz e Glória

Agentes da Pastoral Familiar e da Aliança de Casais Com Cristo (ACC) do Vicariato Urbano que participaram do XX Congresso Arquidiocesano da Pastoral Familiar, que aconteceu no sábado, dia 22 de outubro, no Edifício João Paulo II. 

Além da palestra de Dom Antonio Augusto sobre Unidade entre Pastoral Familiar e Movimentos, também foi apresentado pelo Casal Coordenador do Setor Pós Matrimonial, Telma e Iracy, o Projeto específico para o Setor, que tem como objetivo promover a formação contínua para a vida conjugal, familiar e comunitária, através de evangelização do casal ao longo da sua caminhada. 

Além da presença do Padre José Loiola, Dirigente Espiritual da Pastoral Familiar do Vicariato Urbano, estiverem presentes representantes das paróquias Sagrado Coração de Jesus, na Glória, Nossa Sra. da Consolata, Santo André, Santa Edwiges, em São Cristóvão, Nossa Sra. de Fátima, Sant´Ana, Santo Antonio dos Pobres, no Centro e Santa Teresa de Jesus, em Santa Teresa.






 

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Santuário Santa Edwiges encerra sua festa.

No ultimo dia 23 de outubro, com a presença de Dom Edson de Castro Homem, o Santuário Santa Edwiges localizado no bairro de São Cristovão,  encerrou suas festividades. Antes da solene procissão, o Reitor do Santuário Padre Divino Alves Pereira da Silva, CSS, realizou ás 16h  uma missa de cura, onde grande numero de fiéis acorram, pedindo a cura e a libertação para si e para os seus.

Em seguida, Dom Edson de Castro Homem, acompanhado do Vigário do Santuário Padre Helenes Oliveira de Lima, CSS, prosseguiu com a procissão pelas ruas do bairro de São Cristovão, chegando ao Santuário Dom Edson presidiu a Eucaristia de encerramento ás 18h30.





Saída da procissão de Santa Edwiges 

Dom Edson de Castro Homem

Devotos conduzem o  andor  

Santa Edwiges em seu andor




 Inicio da procissão  

Dom Edson, ladeado pelos candidatos ao diaconato

Momento de comunhão durante missa de cura



Dom Edson, encerrando a festa



Procissão de Santa Edwiges, a frente Pe Helenes

Chegada de Dom Edson ao Santuário após a procissão

Missa de cura antes da procissão