terça-feira, 25 de outubro de 2011

Pela construção de um Setor Familiar

Texto e fotos: Raphael Freire, do Portal da Arquidiocese do Rio

No último sábado, dia 22 de outubro, a Arquidiocese do Rio de Janeiro realizou o XX Congresso Arquidiocesano da Pastoral Familiar. Com o tema "Setor Pós-Matrimonial: unidade da Pastoral Familiar e dos Movimentos Familiares", o evento reuniu diversos grupos que trabalham com casais e famílias na Arquidiocese.

Durante o período da manhã, o Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro e Animador da Pastoral Familiar, Dom Antonio Augusto, realizou uma palestra falando sobre o tema do congresso e, logo após, foi lançado o Projeto Arquidiocesano para o Setor Pós-Matrimonial, sugerido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Segundo Dom Antonio, cada vez mais as pastorais e movimentos que trabalham com as famílias devem se espelhar na união da Santíssima Trindade e buscar a unidade entre si.

— O Catecismo da Igreja Católica ensina nos números 257 e 258 que o Filho e o Espírito sempre agem juntos porque, com o Pai, realizam uma obra comum. A Igreja é união, comunhão de vida e de amor. A família que espelha a Igreja deve viver essa mesma comunhão de vida e amor, e nós só conseguiremos viver integralmente essa comunhão quando nós, que trabalhamos nas pastorais e movimentos familiares, nos unirmos, afirmou Dom Antonio.
O Projeto para o Setor Pós-Matrimonial foi apresentado pelo casal de Assessores Arquidiocesanos, Telma e Iracy Faria, que juntos realizaram diversas atividades e pesquisas de campo para a construção do subsídio. Com 117 páginas, o projeto traz não só questões ligadas aos objetivos do setor, mas também orientações de como se fazer um planejamento familiar, como cuidar do ensino religioso dos filhos em escolas públicas, dinâmicas e palestras realizadas por Dom Antonio Augusto e pelo Bispo da Diocese de Londrina, Dom Orlando Brandes.

— O projeto abrange diversas iniciativas de atuação da Pastoral Familiar e dos Movimentos Familiares com casais e famílias. Recém casados, sogros e sogras, pais da Iniciação Cristã de crianças, adolescentes e jovens, santificação de união, encontro “Igreja Doméstica”, entre outros, explicou o casal Telma e Iracy Faria, durante a apresentação.

A Pastoral Familiar já havia lançado outro projeto no ano de 2009, voltado para o Setor Pré-Matrimonial. Em 2010, trabalhos foram realizados dando ênfase ao Setor Casos Especiais. E visando a construção do Setor Familiar, o próximo ano será trabalhada a Comunhão entre todos os movimentos familiares como: Encontro de Casais com Cristo (ECC), Aliança de Casais com Cristo (ACC), Equipes de Nossa Senhora, Movimento Familiar Cristão (MFC), Setor Família da Renovação Carismática e Encontro Matrimonial Mundial (EMM).
Já no período da tarde, grupos de reflexão discutiram sobre a integração dos Movimentos com a Pastoral Familiar e o calendário de trabalho para o ano de 2012 foi apresentado. O XX Congresso Arquidiocesano da Pastoral Familiar foi encerrado com a Missa presidida por Dom Antônio Augusto.

Mais informações: www.pastoralfamiliarrj.blogspot.com

Nenhum comentário: