segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Padroeiro leva esperança à Vila Mimosa

Texto: Raquel Araujo, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Guilherme Silva 

No inicio da tarde desta segunda feira, 16 de janeiro, décimo dia da Trezena em honra a São Sebastião, o Padroeiro da cidade peregrinou pelo bairro de São Cristóvão e foi até a Capela São José e Nossa Senhora de Fátima, na Vila Mimosa. O local, conhecido no Rio de Janeiro por abrigar pessoas em situação de prostituição, também tem forte presença da Igreja, que, através da Comunidade Missionária da Vida, realiza um trabalho espiritual e assistencial na comunidade.

Uma das responsáveis pelas atividades assistenciais da região, Irmã Maribel, explicou que a presença da Comunidade na região leva a Palavra de Deus e busca dar mais dignidade às mulheres em situação de prostituição:


— Buscamos compreender melhor a realidade dessas mulheres, antes de julgar. É um trabalho longo. Queremos entender o porquê delas terem entrado para essa vida. Cada uma tem uma história, afirmou a Irmã que também contou que existem trabalhos de visita às mulheres em situação de prostituição, busca de emprego etc.


Ciça vivia em situação de prostituição. Mas segundo ela, Deus intercedeu em sua vida e, hoje em dia, não vive mais essa realidade e é freqüentadora da Capela São José.


- Deus fez um chamado na minha vida. Comecei a ficar muito doente e precisava de tratamento. Foi ai que encontrei o trabalho das Irmãs. Antes eu não era ativa na Igreja, mas agora sou. Graças a Deus larguei a prostituição e encontrei, aqui na Capela, tudo que eu preciso, partilhou.


A Capela também dá assistência aos moradores da região e realiza acompanhamento às crianças de zero a seis anos de idade, além de oferecer trabalhos pastorais. Elaine Veiga é voluntária na capela e ressaltou a beleza do trabalho na comunidade:


— Devemos levar a Palavra de Deus adiante. Essa é a nossa missão aqui e cada um realiza dentro de suas funções, afirmou.


Durante a Celebração Missionária - que foi concelebrada pelo Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro Dom Edson de Castro Homem, pelo Vigário Episcopal Norte, Monsenhor Gustavo Auler, pelo Vigario Episcopal Urbano, Padre José Laudares e pelo Frei Edgley- o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, destacou a importância da fé para um futuro melhor e exaltou a figura de São Sebastião como um missionário de Cristo.

— A fé nos faz ver aquilo que sabemos que é a vida de Deus em nós. São Sebastião é um exemplo de homem de fé. Pela fé, nós olhamos para os olhos de Deus e percebemos que é possível um mundo novo. Através da fé cremos que é possível viver com dignidade, na paz e fazendo o bem, afirmou.

Monsenhor Gustavo ressaltou a presença da Igreja na região e afirmou que esse é o momento de fortalecer os trabalhos.

— É uma grande alegria para essa capela. Essa visita nos mostra que é o momento de reconhecer e fortalecer os trabalhos dessa comunidade- e se dirigindo às crianças que estão na catequese, pediu: Que vocês possam ser como São Sebastião e apresentem Cristo às pessoas.

Da Vila Mimosa, a Imagem Missionária seguiu para a Casa do Padre, no Rio Comprido.

Nenhum comentário: