segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Rádio Tupi recebe Imagem Missionária

Texto: Raphael Freire, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Guilherme Silva 

Considerada uma das rádios mais populares do Rio de Janeiro, a Rádio Tupi acolheu na manhã desta segunda-feira, 16 de janeiro, a Imagem Peregrina de São Sebastião, Padroeiro da cidade e da Arquidiocese.

Os comunicadores Luizinho Campos, Clóvis Monteiro e Francisco Barbosa receberam com grande alegria não só a imagem do Santo Mártir, mas também toda a comitiva da Trezena de São Sebastião e o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, que concedeu uma entrevista, ao vivo, para o Programa Francisco Barbosa.


— Eu falo de Dom Orani com muito carinho, porque acho que ele já se tornou um carioca e uma pessoa que ama o Rio. Ele tem dado provas repetidas desse amor e desse compromisso com a Cidade Maravilhosa, disse Francisco Barbosa.


Durante a entrevista conduzida por Clóvis Monteiro, o Arcebispo falou sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ RIO2013), que será realizada no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho de 2013, e sobre a Festa de São Sebastião na próxima sexta-feira, dia 20 de janeiro.


Para o comunicador Clóvis Monteiro, o dia de São Sebastião é uma grande manifestação da devoção popular.

— É impressionante a força do Padroeiro da cidade, porque tem gente que confunde a festa de São Sebastião com a data de fundação e aniversário da cidade, tamanha a religiosidade e a aceitação do povo do Rio de Janeiro. Então, falar dos festejos de São Sebastião nos lembra que essa é uma data que merece todo o respeito do nosso povo, ressaltou Clóvis Monteiro.

Durante a entrevista, o Coordenador de Eventos de Massa da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Padre Omar Raposo, falou também sobre o CD de cânticos que vem embalando a Trezena do Santo.

— Sem dúvida nenhuma a festa de São Sebastião traz características devocionais, mas também trazemos a referência própria da cultura do carioca. Temos hoje um CD de São Sebastião, que é uma compilação de músicas trazidas das comunidades, pois as paróquias tradicionalmente cantavam essas músicas, mas nós não tínhamos a gravação. Resolvemos dar voz aos compositores das comunidades e onze padres cantam as canções, explicou Padre Omar.

O álbum, intitulado “São Sebastião acolhe a juventude”, já pode ser adquirido no Vicariato para a Comunicação Social, na sede da Arquidiocese, na Glória. Outra opção é adquiri-lo no dia 20 de janeiro, durante a concentração para a procissão, na Igreja dos Capuchinhos, ou no estande ao lado do palco, na Catedral, na Avenida Chile. Para os músicos, a Arquidiocese está disponibilizando as partituras das músicas executadas nas Missas para download através do blog: http://saosebastiaoacolheajuventude.blogspot.com/2012/01/musicas-da-missa-do-martir-sao.html
 
Continuando sua peregrinação pela cidade do Rio de Janeiro, o cortejo a São Sebastião seguiu em direção à Vila Mimosa, indo depois à Casa do Padre e ao Mosteiro de São Bento.

Nenhum comentário: