segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

São Sebastião: vivência da fé com esperança

Texto: Raphael Freire, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Guilherme Silva 

Iniciando o décimo dia da Trezena de São Sebastião, nesta segunda-feira, 16 de janeiro, a imagem peregrina do Santo Padroeiro da cidade do Rio de Janeiro visitou o Centro Médico Assistencial da Marinha – Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória – na Tijuca.

O cortejo a São Sebastião foi acolhido pelo Capitão Cazella, pelo Capelão do Hospital Quinta D’Or, Padre Paulo Celso Nascimento, pelo Vigário Episcopal do Vicariato Norte, Monsenhor Gustavo Auler, e pelos militares da Marinha do Brasil.


— Completamos 60 anos de história no ano de 2011 e, para nós, iniciar o ano de 2012 dessa maneira, recebendo a Imagem de São Sebastião, é uma honra. Todos aqui estamos muito orgulhosos por esse momento, no qual acolhemos o Arcebispo e a imagem do Padroeiro da cidade, disse Capitão Cazella.


Após a execução da Banda de Música da Marinha, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, realizou a leitura da Celebração Missionária (Hebreus 11,1-2.12,1-4) e fez uma breve reflexão sobre a Campanha da Fraternidade de 2012 e a presença da Imagem Peregrina no local.

— O tema deste ano da Campanha da Fraternidade é "Fraternidade e saúde pública", e trazer a Imagem de São Sebastião aqui na Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória é também recordar que na hora das dificuldades, sofrimentos, feridas e flechadas São Sebastião foi firme, vivenciando sua fé com esperança, afirmou Dom Orani.

Enquanto o Arcebispo visitava algumas enfermarias e conhecia um pouco melhor a unidade hospitalar, fiéis e devotos do Santo Padroeiro puderam entrar e fazer suas orações. Ao ouvir a voz do Arcebispo e a chegada do cortejo, a moradora da Tijuca e vizinha da Policlínica, Eunice Marie, não pensou duas vezes e foi agradecer ao Santo, que intercedeu pela compra de sua casa.

— Quando eu vim de Macaé para o Rio de Janeiro, há 34 anos atrás, desejava muito comprar uma casa própria, mas nunca conseguia e tudo dava errado no momento da aquisição do imóvel. Um dia descobri porque não estava conseguindo, não tinha pedido permissão ao Padroeiro da cidade para morar aqui e foi quando, no dia de São Sebastião, adquiri uma imagem do Santo e pedi sua intercessão por essa causa. A partir desse dia, tudo deu certo e consegui comprar minha casa. Só mesmo tendo muita fé em Deus, através da intercessão de São Sebastião, para superarmos as intempéries da vida, ressaltou Eunice.

Logo após a visita à Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória, a Imagem Peregrina de São Sebastião seguiu em cortejo até a Rádio Tupi, no bairro da Saúde. 

Acompanhe e veja mais fotos da Trezena de São Sebastião 2012 no Flickr do Portal da Arquidiocese.

Nenhum comentário: