segunda-feira, 7 de maio de 2012

Caminhada reúne catequizandos no Santuário da Penha


Texto e fotos: Carlos Moioli

 
 
A celebração eucarística da Caminhada Mariana da Perseverança, realizada na manhã deste sábado, 5 de maio, no Santuário Nossa Senhora da Penha, situado na Zona Norte do Rio de Janeiro, foi presidida pelo arcebispo Dom Orani João Tempesta.

Com o tema: “Mostra-me o caminho”, a 14ª edição da Caminhada em âmbito arquidiocesano, que acontece tradicionalmente no início de maio, contou com a presença de centenas de catequizandos da Perseverança, acompanhados de seus catequistas.

Acolhidos pelo reitor do Santuário, padre Serafim Fernandes, os adolescentes chegavam em caravanas, com camisetas e banners padronizadas de suas paróquias. Muitos usavam faixas de cabeça, com os dizeres "Maria, nossa mãe!" Na procissão de entrada, houve a entronização da imagem de Nossa Senhora da Penha.

Nas palavras iniciais, Dom Orani recordou a importância da peregrinação ao santuário, próprio de quem caminha na perseverança fé, a exemplo de Maria. Também incentivou a todos, ao retornar às comunidades, para dar continuidade à formação da fé, que deve ser permanente.

Mesmo debaixo de forte sol, os adolescentes permaneceram ao redor da Concha Acústica, aos pés do Santuário, participando com alegria da celebração, transmitida ao vivo para todo o Brasil por diversos meios de comunicação, gerados pela Redevida de Televisão.

- Estou feliz por ver todos juntos, cantando e rezando. Nossa celebração é uma grande festa. Aqui é a casa da mãe, onde todos se sentem filhos amados de Deus, lembrou Bárbara Rosa Moreira Ribeiro, de 13 anos, da Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança, de Honório Gurgel.

A celebração contou com a presença do monsenhor Luiz Henrique da Silva Brito, bispo auxiliar eleito do Rio de Janeiro que será ordenado no próximo sábado, 12 de maio, a do vigário episcopal do Vicariato Leopoldina, padre Alex Siqueira e da coordenadora arquidiocesana da Iniciação Cristã, Irmã Lúcia Imaculada.

- O fundamental é proporcionar que os catequizandos tenham um maior conhecimento de Cristo. A participação nesse evento, o que sempre procuro ensinar, é que Cristo não é exclusividade da nossa paróquia, mas está presente em todos os lugares. Aqui, podemos constatar essa realidade, com pessoas de outros lugares, que vivem a mesma fé, destacou Tânia Cristina Nunes de Moura, catequista da Paróquia Santo Antônio, de Brás de Pina.

Na homilia, aos refletir as leituras do dia, com base no tema da Caminhada, Dom Orani lembrou que Jesus Cristo é o verdadeiro caminho. A boa notícia, a revelação do amor do Pai, que é a maior expressão de sua missão, foi concretizada com a sua entrega na Cruz, pela salvação de todos.

Lembrando que a prática da fé pode gerar dificuldades, incentivou cada um que busca o conhecimento do Cristo, a não desanimar com aqueles que rejeitam o Evangelho, e perdem a oportunidade de acolher a boa notícia da salvação.

- A rejeição ao Evangelho, a perseguição aos cristãos, não é novidade. Mesmo diante de realidades adversas, faz parte da missão anunciar em quem cremos. Junto com todo o entusiasmo juvenil, somos chamados a ser missionários de nossa alegre adesão a Cristo, frisou o arcebispo.

No final da celebração, houve a coroação da imagem de Nossa Senhora da Penha. Em seguida, os presentes subiram em procissão os 382 degraus da escadaria até o Santuário para a conclusão da Caminhada Mariana da Perseverança.

- Procuro mostrar caminhos para que os catequizandos possam crescer em maturidade. O ideal é que quando crismados, possam dar continuidade a vida de fé. O evento é um bom momento para isso, muito mais nesse Santuário, onde todos se unem para pedir as bênçãos de Maria, frisou o catequista Márcio Freitas de Oliveira, da Paróquia Nossa Senhora da Paz, de Bonsucesso.







 





Nenhum comentário: