sexta-feira, 29 de junho de 2012

"COMBATÍ O BOM COMBATE E GUARDEI A FÉ" - MISSA DE 7º DIA DE DOM JOVIANO

Na noite da última quarta-feira, 27 de Junho, Padre José Laudares presidiu a celebração Eucarística pelo 7º dia de falecimento do Bispo Sacramentino Dom Joviano de Lima Junior. Concelebraram os demais padres sacramentinos da paróquia, Padre Egidio Doldi, Padre Nelson Rabelo, Padre Anizio Ferreira e o diácono Enio Costa Ferreira.
A Missa teve, ainda, a participação de representantes pastorais que lembraram os momentos em que Dom Joviano estivera presente quando o Santuário de Adoração Perpétua completava seus 80 anos de existência.
Durante a homilia, Padre José Laudares falou do amigo que , agora estava ao lado do Pai. Logo em seguida, Padre Egydio deu testemunho da atuação de Dom Joviano para ingressar na congregação Sacramentina:
- “O Balanço de uma vida”
A morte encerra a caminhada terrena de um filho ou filha de Deus. É o momento em que é possível avaliar, à Luz da Fé, o sucesso ou insucesso de uma vida. Graças à Deus, a partir deste ponto de vista, a vida de Dom Joviano foi totalmente positiva.
O meu primeiro contato com Dom Joviano de Lima Junior foi em 1961, quando ele, seguindo a vocação com que o Senhor o chamava ao seu serviço, entrou no noviciado de nossa Congregação Sacramentina. Por que Sacramentino e não simplesmente padre?
Dom Joviano, natural de Uberaba, Minas Gerais, fez parte de seus estudos no Colégio Arquidiocesano dos Irmãos Maristas, naquela cidade. Estando este colégio situado lado a lado da Igreja da Adoração, oficiada pela congregação sacramentina, teve ele ocasião de contemplar, frequentemente, o Senhor Jesus solenemente exposto no seu trono de glória e, o mesmo Senhor, o chamou a si, marcando-o com a vocação eucarística.
Na Congregação Sacramentina, Dom Joviano foi superior provincial, consultor geral, morando por um tempo em Roma, e por último Bispo da Santa Igreja Católica, primeiramente na Diocese de São Carlos, no estado de São Paulo, e em seguida, arcebispo de Ribeirão Preto, no mesmo estado.
Como vemos, uma vida toda a serviço do Reino de Deus, pela qual, certamente, mereceu a grande recompensa prometida por Jesus: “Vem, servo bom e fiel...entra na alegria do Teu Senhor.”
Em seguida, Padre Anizio relatou os momentos em que foi representar a comunidade de Sant'Ana, no velório, em São Paulo:
- Fui a Ribeirão preto como representante da comunidade de Sant`Ana do Rio de Janeiro.
Reunidos a Igreja local e representantes da Congregação do Santíssimo Sacramento e diversos segmentos da Igreja do Brasil.
Ouvimos a mensagem de D. Leonardo Steiner, secretário da CNBB, em nota de condolências pelo falecimento de D. Joviano e assim como o secretário geral do papa Bento XVI:
O corpo do arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Joviano de Lima Júnior, SSS, foi sepultado neste sábado, 23 de junho, sábado, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, em Ribeirão Preto. A concelebração eucarística exequial campal começou às 10 horas, quando o féretro foi trazido para frente da Catedral, e colocado sob o tapete vermelho estendido à frente das escadarias da cateral. O arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno de Assis presidiu a concelebração, que contou com a presença do cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, que presediu a encomendação do corpo do arcebispo, 17 bispos, e 134 padres fizerram-se presentes, além de diáconos, seminaristas, religiosos, religiosas e autoridades civis. Mais de 2 mil fiéis participaram da concelebração e louvaram a Deus a trajetória de vida de D. Joviano.
Terminada a concelebração, seguiu-se o rito exequial e o féretro foi levado em procissão, seguido pelos bispos, padres, e o povo de Deus presente, para o sepultamento na cripta da Catedral, próximo ao altar, onde está sepultado o terceiro arcebispo da cidade, Dom Felício da Cunha Vasconcellos (1965-1972).
D. Joviano pode dizer como disse o apóstolo Paulo, "Terminei a carreira, combati com bom combate e guardei a Fé."

Nenhum comentário: