segunda-feira, 13 de julho de 2015

Dom Pedro Cruz é acolhido com entusiasmo pelos campanhenses

Por: Carlos Moioli, do Jornal Testemunho de Fé

Na manhã do último sábado, 11 de julho, a Diocese da Campanha, no sul do Estado de Minas Gerais, esteve em festa com a missa de posse do novo bispo coadjutor, Dom Pedro Cunha Cruz, de 51 anos.

A celebração foi realizada na Catedral de Santo Antônio, em Campanha, sob a presidência do bispo diocesano, Dom Diamantino Prata de Carvalho. Logo no início, foi lido o documento da nomeação, enviado pela Nunciatura Apostólica no Brasil. A ata de apresentação foi assinada pelos bispos presentes.

A homilia foi proferida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, que agradeceu o ministério de Dom Pedro enquanto bispo auxiliar, pela sua unidade na partilha da responsabilidade. Disse que Dom Pedro chegava com um presente, um dom de Deus para a Diocese da Campanha, uma terra de santos, como o campanhense Padre Vitor, o bispo Dom Othon Motta e Nhá Chica, de Baependi, beatificada em 2013.

“Somos chamados a servir, unir e santificar o povo de Deus a nós confiado”, destacou Dom Pedro, muito atencioso com o clero e os fiéis, que o acolheram com entusiasmo. Conciso em suas palavras, e recordando com carinho o ministério de Dom Othon Motta, disse que veio para viver a unidade diocesana, para redescobrir a alegria de viver e anunciar o Evangelho.

Em sinal de unidade, muitos bispos marcaram presença. Entre eles, os bispos auxiliares do Rio de Janeiro, Dom Paulo Cezar Costa, Dom Roque de Souza Costa e Dom Luis Henrique da Silva Brito. Também o arcebispo de Niterói (RJ), Dom José Francisco Rezende Dias e o arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Depois de 20 anos de sacerdócio, Dom Pedro foi eleito bispo auxiliar do Rio, recebendo a ordenação episcopal em 5 de fevereiro de 2011, adotando o lema “Servo de Jesus Cristo”. Como bispo coadjutor – nomeado pelo Papa Francisco no dia 20 de maio deste ano, Dom Pedro irá auxiliar o bispo titular, Dom Diamantino, e em caso de sua renúncia por limite de idade, poderá assumir a diocese.

Galeria de Fotos*

 
  
 
  
 
 
 
 

*Fotos de Mateus Costa e Lislie Nascimento, da Paróquia São Lourenço Mártir, da cidade de São Lourenço (MG).

Nenhum comentário: