quinta-feira, 9 de julho de 2015

Reaberta Igreja de São Francisco da Prainha

Para alegria dos fiéis e admiradores do conjunto arquitetônico de imóveis históricos da Região Portuária, foi reaberta, no dia 7 de julho, a Igreja de São Francisco da Prainha, no bairro da Saúde, uma das mais antigas da cidade.

Fechada desde 2004 pela Defesa Civil por problemas de conservação, o patrimônio histórico reabriu após dois anos de obras. O restauro foi promovido pelo programa Porto Maravilha Cultural, coordenado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp).

A missa solene de reinauguração foi celebrada pelo arcebispo, Cardeal Orani João Tempesta, e teve a participação do prefeito Eduardo Paes. Entre os concelebrantes, o vigário episcopal do Vicariato Urbano, padre Wagner Toledo, e o responsável pela igreja, padre Luiz Maurício Telles da Silva, da Paróquia Sagrada Família, na Saúde.

Construída em 1696 pelo padre Francisco da Motta e doada em testamento à Ordem Terceira de São Francisco da Penitência em 1704, a igreja é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como monumento artístico.

A igreja fica aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30, e das 13h às 16h.



Nenhum comentário: